II ROTA DAS 4 ALDEIAS-S.FACUNDO-ABRANTES- 22-07-2012





S.FACUNDO EM UM DIA DE VERÃO, marca esta segunda edição, 32º previstos para este dia, a partida cerca de 100 participantes divididos pelas distancias de 45km com 850 mts altimetria, 25 km e passeio guiado de 10km.

Participaram os seguintes zyberianos:
45KM
JULIO RODRIGUES
OCTAVIO VICENTE
RENATO VALÉRIO

25KM 
PEDRO PIRES



Partida a horas no recinto de festas de S.Facundo, primeiros quilometros muito rolantes com muita areia, perto dos 10km aparece a pedra roliça que se manteve emgrande parte do percurso, diga-se que era todo ciclavel embora por vezs alguns bttistas perdem-se a tracção nas subidas, descidas com muita adrenalina, aconselhavel o "KIT UNHAS" porque tornava-se muito tecnico, as muitas sombras durante o percurso tornavam o calor mais suportavel, 4 pontos de agua foram vitais e bem distribuidos.
Ultimos quilometros principalmente entre os 30 e 40km um sobe desce desgastante com subidas tecnicas e percurso estava difiicl devido ao ano de seca que passamos e a esta epoca de Verão.

Quanto a prestação dos zyberianos o Octavio na preparacao para as etapas do XTERRA (Duatlo cross) foi lado  alado com José Sousa da Aktive Team, até que um furo o fez perder cerca de 10 minutos terminando na 2ª posição da geral, o Renato Valerio, arrancou bem, mas nas subidas afogou o motor  terminando perto do top 10, o Julio Rodrigues chegou pouco tempo depois, o Pedro Pires veio passear pelso 25km para matar saudades do BTT.
 P.Pires a comentar com o R.Valerio onde estarao os meus calções ...eh eh

 Amena cavaqueira cm Jose Quintela
a espreitarem os tempos..

CLASSIFICAÇÕES
45KM
1º JOSÉ SOUSA -AKTIVE TEAM -2:06:55
2º OCTAVIO VICENTE- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM -2:20:25
3º RICARDO ROSADO- 2:23:50
13º RENATO VALERIO - FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 2:40:25
16º JULIO RODRIGUES- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 2:42:50
41º--------------------------------------------------------------- 3:47:45

25KM
PEDRO PIRES- não conclui

Belo convivio, balnearios com agua fresca soube bem, almoço com frango, com algum demora nada de mais, e com grande convivio entre todos no final do almoço, estão de parabens a malta de S.Facundo e para o ano estaremos presentes novamente.


VIDEO

TEMPOS
AGUARDA-SE A SUA PUBLICAÇÃO

FOTOS: ZONA 55 BIKE TEAM
TEXTO: R.VALERIO

3#OUREM-CAMPEONATO IBERICO PT OPEN 24 HORAS

PARTICIPANTE : MARCO LOPES

Mais uma concluida e Campeonato fechado!

Sabado passado realizou-se a terceira e ultima prova do Campeonato PTopenXCR, disputada em Ourém.



Com mais de 6h e 90km a pedalar decidiu-se a luta pelo 2º lugar da Geral nas 6H Solo. Terminei desta vez em 4º lugar na prova levando a melhor sobre o meu mais directo adversario Mauro Duarte da +Watt que terminaria em 6º. Fechando assim as contas ficando eu no 2º lugar da Geral 6H Solo.

Agora sou Vice-Campeão Ibérico 6H Solo do PTopenXCR??? :D

Mais uns agradecimentos espalhados para quem esteve e nao esteve presente. Ao "velho" tio pelas varias funcoes durante a prova, Fojo Zybex Btt Team pela presença nas ultimas horas com um apoio espetacular, ao Armando Chamusco que mais uma vez nao me deixou andar na roda dela :D, a equipa Zonalheirabttteam copos de vinho por mais uma presença e ao Raposo "Xutos" que por la esteve e vibrou para que eu pedala-se mais :D

Mais um registo, mais uma esperança para que venha o proximo podium :)



Percurso +/- 8.5km 175m acumulado por volta

Alguma zona rolante plana e subidas em estradao. single tracks espetacular em floresta densa, tambem por zona de pinhal e eucaliptos.
Apenas a referir ambos simgles tracks com muita areia ok se tornava perigoso :D percurso durinho para o corpo e bike, e tecnico

Levantamento de dorsais rapido e eficaz
Banhos nos balnearios das piscinas 5*
jantar oferecido pela organizacao nao usufrui
marcacoes excelente

apesar do muito calor que se fez sentir, eu senti-me bem e capaz de lutar pelos primeiros, logo desde o arranque nao quis ficar nos lugares traseiros e as 2 primeiras voltas foram ao ataque e garantir a posicao logo desde inicio, a partir dai foi sempre uma luta amigavel entre mim e o Mauro, ora eu a frente ora ele a frente, ate perto das 3H quando o Mauro deu as ultimas a partir dai so tive que gerir e nao perder lugar para o hugo marques dos branquinhos.

Das tres etapas esta foi sem duvida a melhor em termos organizativos.


 entrada para a ultima volta

CLASSIFICAÇÕES DA 3# OUREM
1º DAVID RAMALHETE-CASA BENFICA TOMAR- 13 VOLTAS
2º TIAGO PATO- DROPZONE- 13 VOLTAS
3º ANTONIO SANCHES -13 VOLTAS
4º MARCO LOPES -FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 11 VOLTAS



CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO -6 HORAS -
1º DAVID RAMALHETE-CASA BENFICA DE TOMAR- 590 PTS
2º MARCO LOPES- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM - 520 PTS
3º MAURO DUARTE- WATT PROF-SOPRT NUTRITION - 510 PTS
PODIUM DOS 5 PRIMEIROS NA VERTENTE 6 HORAS
MARCO LOPES VICE-CAMPEÃO IBERICO PT OPEN

PARABENS ZYBERIANO

TEXTO:MARCO LOPES
FOTOS: ORGANIZAÇÃO E FÔJO-ZYBEX BTT TEAM

RESISTENCIA 24HORAS BTT CORUCHE -30/6 a 1/7 2012-LEVANDO O CORPO AO LIMITE

 VIDEO ZONA 55

Primeira participação do FÔJO-ZYBEX BTT TEAM, nesta prova com grande desatque a nível nacional no âmbito das provas de resistência, participamos com 2 equipas, uma de 6 elementos masculinos e outra com um elemento Feminino a solo, estiveram presentes 400 atletas dividos assim:
MASCULINO SOLO
FEMININO SOLO
EQUIPA DE 2 MASCULINOS, FEMININOS E MISTO
EQUIPA DE 4 MASCULINO E MISTO
EQUIPA DE 6 MASCULINO E MISTO

da esquerda para a direita: J.SERRAS, MONICA FERNANDES, JOÃO RODRIGUES, M.NOGUEIRA, N.FERNANDES,R.VALERIO, N.RIBEIRO

PERCURSO
9.9KM COM 215 MTS ACUMULADO/VOLTA
TIPO DE PROVA
VENCE A EQUIPA QUE CONSEGUIR DAR MAIS VOLTAS A UM CIRCUITO FECHADO DURANTE 24 HORAS
TIPO DE PERCURSO
Completamente XCO, com muitos drops, descidas muito tecnicas ,single tracks, escadaria(com alternativa) areia e com uma parte final mais rolante e urbana com grande beleza.
As partes mais tecnicas e dificeis estavam assinaladas com placas laranja e tinha sempre uma alternativa com placa verde menos tecnica, incluido a escadaria.





 M.Nogueira a passar junto ao nosso acampamento

 J.Serras ja no final da longa e ******* dificil subida
 JP, ele que fazia XCO e unico elemento que ficou com zero quedas no curriculo de Coruche.
 Monica Fernandes numa das partes tecnicas
 O ex Camepeão Nacional de Maratonas, XCO e padrinho do evento JOSÉ SILVA
 uma das descidad mais tecnicas e dificieis com quedas e muitas
 O M.Nogueira mostrava como se fazia quase a cair..
 quase....
 quase....eeeeeeeeeeeeee
não caiu mas assustou o fotografo...
 Aqui na escadaria a mostrar a tecnica
 Uma das partes finais do percurso muito bonita com passagem em 3 pontes
 Saida da praça de touros, desta vez subsituidos pelas bikes

Um dos drops iniciais do percurso a Monica Fernandes mostrou a sua grande tecnica


Local de partidas,chegadas e subsituição de atletas saindo a direita


O inicio estava marcado para sabado (30-06) as 14h , mas na vespera e por volta das 16h ja se encontrava no espaço envolvente e demarcado para a organização para montarmos o nosso acampamento, o Nuno e a Monica Fernandes, com um local muito bem escolhido situado numa passagem do percurso e junto ao pavilhão municipal onde se encontrava os balnearios, wc's (sempre limpoes até domingo) e refeitório, ao final da tarde chegava o Renato Valerio na companhia do mano da zona 55 bike team o João Valerio, onde traziam algumas das bikes e tendas e cadeiras e mesa.
Acampamento montado e pronto, so no sabado chegariam os outros 4 zyberianos, Serras,Nogueira, o N.Ribeiro e o JP. Levantamento dos dorsais feitos na praça de Touros de Coruche (perto do acampamento e local da partida) ao contrário do que a empresa por nos contratada na noss I resistência Noturn Urbana de Abrantes, aqui os chips (Fullsport) so se eram cedidos a toco de docuemnto de identificação oficial , estranho como falamos numa empresa que lidera este tipo de organizações.
Depois de uma jantar a base de hidratos de carbono e proteina (massa com atum), la dormimos (pouco) devido ao barulh que vinha da zona da meta.
Despertar as 7h e pouco, banho tomado e prontos para fazer um levantamento do percurso , Renato e Nuno Fernandes) depois de uma volta de reconhecimento em que se pode constatar um percurso muito tecnico e que aofim de algumas horas e durante a noite ia se trnar cada vez mais complicado e sujeito a quedas (não se enganamos).
Com a equipa já toda reunida e depois de almoçarmos juntos, estava definida a tactica de corrida para que não houvesse paragens, cada atleta fazia 2 voltas e era subsituido durante as 24 horas, quanto a Monica ia pedalar ate cerca das 20h parando para jantar e fazer mais umas voltas até as 2h da manha, havia um brifieng  as 13h no qual estivemos presentes.


Depois da dadas as informações e de escolhermos a ordem de partida .J.SERRAS, JP, M.NOGUEIRA, N.FRNANDES,R.VALERIO, N.RIBEIRO., assistimos ao arranque da prova as 14horas.

Partida dada, nas primeiras e devida a confusao em consultar os tempos, apenas se sabia que a monica seguia no 2º lugar seguida de perto pela 3ª, enquanto nos não tinhamos a noção da noss classificação, O João Serras tinah feito 2 boas voltas a rondar os 29 minutos e em seguida entrava em cena o nosso especialista em XCO o JP (João Rodrigues) com 3 excelentes voltas abaixo dos 29 minutos, com o tempo a passar começava uma "luta"quase epica com a equipa da zona 55 bike team, em queseguiamos separados por 1 ou 2 minutos e por vezes apenas por segundos, o tempo  ia passando e chegado a hora de jantar e apos todos os elementos da nossa equipa terem feito as suas primeiras voltas, as coisas estavam a correr bem apenas com pequenas quedas, sem interferencia no material nem no nosso "chassi" esta disputa amigavel com a ZONA 55 , seguia separada por menos de 1 minuto, enquanto a Monica seguia em 2º mas desta feita ja com troca de lugares, passando a 3ª para 1ª e vice-versa.
 N.Ribeiro seguido pelo elemento dos PINEUS BIKE team, que seguia colado a nos na classificação

 N.Fernandes num dos drops



 Local onde saia os atletas e onde severificava os tempos (tentava-se) tal eraa confusºao no LCD...


Cerca das 22horas da noite e atraves da internet conseguimos descobrir o site onde estavam os tempos e classificação ordenada, nessa altura , por essa hora seguiamos em 10º atras da zona 55 bike team e a frente dos PINEUS BIKE TEAM, separados por 3 ou 4 minutos uns dos outros, a Monica seguia no 3º a 1 volta da 2ª e a 2 voltas da 1ª classificada.

Iniciava-se um periodo noturno entre as 21h e as 6h da manha em que o equipamento de luzes era fundamental, cuidados redobrados, devido a parte tecnica e desgaste do percurso para evitar quedas graves.

 Nuno Ribeiro termina as suas 2 voltas noturnas com uma queda mais aparatosa que grave..
 o Serras preparava a sua entrada..
 um dos belos drops antes de entrarmos na praça de Touros
 Uma das quedas do Renato Valerio durante as suas 2 voltas d enoite devido a fraco equipamento de luzes
Cerca das 3h30 da manha, da-se uma decisão importante na nossa equipa, o cansaço isntalava-se na equipa devido ao barulho que existia, os zyberianos não conseguiam repor as horas de sono necessarios, o João Serras decide alterarr a tactica e bem fazendo 4 voltas para dar mais 1hora de descanso a todos, a Monica tambem ia dormir ja com muitas voltas nas pernas o primeiro lugar seguia a 3 voltas e o 2º a 1 volta , quanto aos homens seguiamos agora a 11º a 11 minutos da zona 55 bike team e dos Pineus.
Discutia-se a tacti entre o R.Valerio   o João Serras as 3h da manha o frio fazia-se sentir


Durante o amanhecer e com falta de horas de descanso, o objetivo era manter-nos a correr ate ao fim e sem quedas graves, que foi o que aconteceu terminado em 11º a 1 volta do top 10.
A Monica Fernandes lutou até ao fim acabando por fazer 19 voltas no 3º lugar.

 na ultima volta uma das quedas para o R.Valerio riscou-lhe o chassi


No final a entrega dos chips foi no minimo irritante com mais de 30 minutos para entregar os mesmos, refeições a roçar a ração minima e muito limitada, banhose wc sempre limpos e com agua quente, lamentavel terem negado  pequeno almoço ao David de 6 anos filho do Nuno e da Monica que se encontravam  acorrer nessa altura e mesmo acmpanhado por um dos nosss elementos, nem uma sandes foam capaz de dar..enfim atitudes fica para quem as toma..

Almoço convivio com a malta amiga da ZONA55 BIKE TEAM


PODIUM FEMININO


SOLO FEMININO
1º ELISABETE -Nightingale Team- 28 VOLTAS
2º ANA SILVA- Quintajense / Rocky Mountain Portugal- 22 VOLTAS
3º MONICA FERNANDES- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 19 VOLTAS
(VOLTA MAIS RAPIDA- 42:29:26)


CLASSIFICAÇÕES EQUIPAS DE 6 MASCULINOS
1º Craks do Pedal/Mun. Coruche/Custódio Gois - STIHL- 54 voltas
2º Gdct repsol polímeros- 50 voltas
3ºRidersTT / Ciborro / Equipa -50 voltas  + 2minutos
11º FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 42 VOLTAS
30º-------------------11 voltas

JOÃO SERRAS

VOLTAS
1ª -28:59.711
2ª- 29:12.428
3ª -29:19.984
(voltas feita durante a noite em baixo)
4ª- 30:24.244
5ª- 37:35.394
6ª- 36:26.994
7ª- 37:26.549
8ª-34:31.872

VOLTA MAIS RAPIDA --28:59:711

JOÃO RODRIGUES (JP)
1ª -29:40.688
2ª- 29:23.325
(em baixo 4voltas feitas a noite)
3ª-28:44.765
4ª -33:14.323
5ª-29:59.974
6ª-30:34.438
7ª-30:13.520
8ª- 32:26.595

 VOLTA MAIS RÁPIDA-- 28:44.765

MANUEL NOGUEIRA

1ª- 35:22.029
2ª-36:09.888
(em baixo as 2 voltas feitas  a noite)
3ª-36:56.518
4ª-37:09.681
5ª -35:34.363
6ª-35:16.113

 VOLTA MAIS RÁPIDA-- 35:16.113


NUNO FERNANDES
1ª- 32:02.027

2ª-36:39.575
(em baixo as 2 voltas feitas  a noite)

3ª-37:41.916
4ª-36:09.984
5ª -36:52.521

6ª-36:20.133
7ª-39:31.640
8ª-36:28.331


 VOLTA MAIS RÁPIDA-- 32:02.027

RENATO VALÉRIO

 1ª-30:50.132
2ª- 32:11.064
(2 voltas abaixo feitas a noite)
3ª-34:28.620
4ª-36:37.116
5ª-32:17.423
6ª-35:15.275

  VOLTA MAIS RÁPIDA-- 30:50.132

NUNO RIBEIRO

 1ª-35:13.768
2ª- 35:07.071
(2 voltas abaixo feitas a noite)
3ª-36:42.829
4ª-41:00.605
5ª-36:52.261
6ª-39:51.969

  VOLTA MAIS RÁPIDA-- 35:07.071

 Agradecimentos a Profbike pelas afinações nas maquinas, e aos amigos da ZONA 55 BIKE TEAM, pela companhia e boa disposição

 TEXTO: R.VALERIO
FOTOS:FÔJO-ZYBEX BTT, ZONA 55 BIKE TEAM, JFF, ORGANIZAÇÃO