VIII TRILHOS DA RAIA - IDANHA-A-NOVA - 14-10-2012

Esta jornada de BTT inicia-se as 5h40 da manha quando toca o despertador, levantando-me com vontade apesar da hora,  a previsao era de grande camaradagem e bons trilhos de BTT e confirmou-se.
As 6h10 estavam os 7 zyberianos prontos para carregarem as bikes
RENATO VALÉRIO

Em baixo: J.Serras,C.Ferandes, H.Lopes
Em cima: R.Valerio, D.Fortuna, Bifa, Julio

Partida as 6h 15 de Abrantes todos juntos num mesmo veiculo, e com dois amigos noutro veiculo que seguiam conosco, por volta das 7h20 chegavamos a Castelo Branco para um cafe e um belo pastel de nata, aquela hora so os bttistas e caçadores estavam de pé, a noite ainda cobria os ceus, e ja mais retemperados la seguiamos para Idanha-a-Nova chegamos pouco depois das 8h, estacionamento facil e secretariado rapido, depois de revermos as maquinas estavamos prontos.
As bikes estavam prontas ate com vontade de subirem paredes eh eh...

Depois de se fazer as ultimas necessidades...o aquecimento foi a pressa porque na zona da meta ja estava muita gente e sabiamos desde o ano anterior que a partida era uma confusao, com aqueles 800 participantes e confirmou-se a tal confusao uma vez mais.
Ja na meta aos microfones ouvia-se o nome da nossa equipa pois era uma daquelas que mais atletas tinha inscritos, 9 e desses 7 participaram, a meio do pelotao, o R.Valerio, Bifa, J.Serras,H.Lopes e J.Rodrigues mais atras o C.Fernandes e o D.Fortuna.

O C.Fernandes bem acompanhado pelos amigos dos Branquinhos do Pedal
Vista do pelotao onde se ve o arco de meta la ao fundo

Dava-se a partida com uma grande confusao onde afunilava num portao mais pequeno, cerca de 1 minuto depois de partirem os primeiros é que os zyberianos deram a primeira pedaladela, seguiram-se 3 ou 4 km em alcatrão sempre a fundo e com o coração na boca, entrada em terra numa zona bastante rolante e rapida o pó era o pior inimigo e fazia os primeiros acidentados por falta de cuidado nas ultrapassagens que diga-se esta-se a perder a educação dos bttistas ao assinalarem a ultrapassagem pela direita ou esquerda dizendo em voz alta o local, seguindo-se os atropelos desnecessários.
Seguiam-se umas pequenas descidas com o po a dificultar em muito a visibilidade, e aos cerca de 12km quando iniciamos a primeira subida  a serio ja o Serras encontrava-se nos lugares da frente com o Hugo Lopes, o Bifa seguia um pouco mais atras, seguido de perto pelo Hugo,Renato e David e Julio o Carlos seguia em ritmo passeio pois nao estava habituado a grandes distâncias.
Depois de uns belos singletracks naturais criados pelos muros das propriedades da raia disfrutava-se das vistas dos trilhos e sempre a fundo o pelotao alongava-se.

O pó era rei e senhor..
 Primeiros quilometros

Os belos singletracks ladeados pelos muros de granito

Chegando aos 27km altura do primeiro abastecimento, e onde ja deveria ter havido um ponto de aguas apesar do tempo fresco, 4 zyberianos iam separados por menos de 1 minuto (H.Lopes,seguido pelo David Fortuna,Julio e Renato por esta ordem) la na frente o Joao Serras ia muito bem e o Bifa um pouco mais atras ia gerindo o esforço.
Pouco depois a divisão para a maratona dos 95km e dos 60km, seguindo-se passagens por belas localidades e zonas rolantes a fundo até chegarmos a zona do Boom festival e onde abundavam excelentes singletracks junto a barragem.

esta paisagem so tinha direito quem passava em Penha Garcia na Maratona (95km)

Depois de passar os singletracks e aproximando-nos da Barragem Marechal Carmona sensivelmente com cerca de 50km, enquanto o João Serras seguia distanciado na liderança zyberiana, o Bifa ia atras a alguns minutos, o Renato seguia uns minutos atras. com o Julio quase colado, o Hugo Lopes ja tinha partido o motor (a falta de treino notou-se) e o David "" seguiam mais atras, depois de uma bela e alucinante descida, uma subida durissima, em pedra e depois em calçada romana com picagem a meio (mal situada numa subida) seguia-se uma subida ainda mais ingreme em calçada romana e com a meta a menos de 2 km pareciamos uns cowboys em cima dos cavalos, feridos e nesta subida levavamos as ultimas setas no lombo, e quando entravamos em Idanha-a-Nova novas subidas na calçada...desnecessario, nesta altura o Renato Fura a 1 km da meta e faz o restante com a bike a mão em corrda numa especie de duatlo onde o Julio cruza a meta a sua frente e praticamente juntos.
Grande prova fizeram os zyberianos sem problemas de saude e quase sem problemas mecanicos.

61KM- COM 110MTS ACUMULADO

93º David FORTUNA- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 3:25:26
228º CARLOS FERNANDES- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 4:09:23
484º------------------------------------------------------------------- 7:24:49

Almoço razoavel, arroz com feijao porco no espeto, salada, e bebida a descricao e fruta

SEM DUVIDA UM DOS MELORES LOCAIS PARA A PRATICA DO BTT DO PAÍS.