Supermaratona Evora -21-09-2013


Depois de tanta espera finalmente chegou o dia de mais uma Aventura. Foi no dia 21 de Setembro que os zyberianos Marco Lopes e Flavio Santos se deslocaram até a Cidade de Évora para participar na Supermaratona BTT/GPS - Trilhos do Monfurado. Mesmo nao sendo a primeira vez que realizariam um percurso apenas com o uso de GPS, nao deixou de se sentir alguma ansiedade e nervosismo pelos 150Km onde teriam que enfrentar as altas temperatures por terras do nosso Alentejo. A ambiçao de querer terminar e o facto de o psicologico ter que gerir todo o desgaste davam-lhes uma pressao extra.



Saindo bem cedo de casa rumo a Évora pelas 6:15, a viagem fez-se tranquila e descontraida, pensando e preparando a tactica para atacar as condicoes que iriamos encontrar durante a prova.
Prova que tinha duas distancias, 90Km e 150Km para os mais destemidos, das quais previamente tinhamos escolhido os 150Km. Os percursos iriam passar por aldeias do Concelho de Évora, zonas de montado, estradões, boas subidas, trilhos em plena zona de rede natura do sitio do Monfurado, a ecopista e o imponente Castelo de Montemor-o-Novo que nos oferecia uma das subidas mais duras do dia.

Chegando ao Complexo de Piscinas Municipais de Évora a tempo e horas de levantar os Dorsais o Sol ja se sentia a fazer das suas e o calor era uma certeza..

Partida programada para as 9H com controlo zero e um pequeno Briefing a dar-nos  as ultimas informaçoes antes da Partida. Partida dada e seguindo atras do jeep da Organizaçao iamos fazendo o aquecimento por ruas de Évora, passando pela zona historica, pela Praça do Giraldo até voltarmos as portas de Évora onde seria dada oficialmente a partida e respectivo KM zero...




Os primeiros Km's a serem muito rolantes e as velocidades atingidas e serem bem elevadas, permitindo um bom andamento mas um desgaste extra que certamente mais para a frente iamos pagar a factura... Bem cedo se percebeu quem estava ali pela pura competiçao, bastava ver pelo andamento que o aviao deles nao era igual ao nosso .. decidiu-se seguir na roda de um grupo intermedio que seguia a bom ritmo e que nos permitia levar um bom andamento, isto apenas ate ao Km20 onde encontrariamos o primeiro abastecimento e onde vimos esse grupo a seguir para os 90Km... Nao era motivo para desesperar mas dali para a frente era certo que poucos seriam os participantes que iriamos encontrar. Continuamos ao nosso ritmo e a vislumbrar as lindas paisagens que este Alentejo tem para nos oferecer, com as temperaturas a subirem cada vez mais as boas sensaçoes continuaram. Neste percurso grande tinhamos a nossa disposicao 4 abastecimentos que apenas pecaram um pouco pela agua nao se encontrar ligeiramente fresca que o corpo ja nao queria beber mais chá.. Por volta do Km70 ja se comecava a sentir algo de menos bem no nosso corpo, nao o suficiente para nos derrubar mas para repensarmos o andamento que levavamos.
Rapidamente chegamos a Ecopista de Montemor-o-Novo e ver la no alto o Castelo onde completariamos 100Km em 4H:30min a sensaçao foi de alegria e desespero, nao fosse termos avistado a inclinada subida ate ao topo do mesmo. Paragem para mais um abastecimento la no alto que mais pareciamos estar perto de tocar no Sol,  por esta altura a temperatura ja se fazia rondar pelo 40ºC e que nos acompanhou por umas horas.



Duro foi apos passarmos o Km111, em que o calor fez duros estragos, que apesar de bem hidratados a necessidade de alimentos era maior e o corpo parecia ter entrado numa fase de necessidade/rejeiçao de comida em simultaneo.. Ia valendo uma mangueira de agua e uma fonte que nos ofereceu muita agua para literalmente tomar-mos um banho de cima a baixo e refrescar o maximo possivel corpo e mente.. Km120 e so ja se pensava que a chegada era ja ali, pensamento errado nesta fase da prova, porque 20Km por assim dizer nao e quase nada, agora quase sao quase sempre em subida... palavras para que. O corpo nao queria mais, queria o fim, queria descanso, queria acabar, ja nao sabia o que queria. Foi penar ate ao fim dando ainda direito a uma indisposicao por falta de alimento obrigando mesmo a para um pouco a sombra e refletir sobre o que se estava a passar, nao nos fosse ali dar uma macacoa mesmo perto da chegada... Ultimos 5km e a reacao do psicologico foi "O que!?!? Ainda faltam 100Km.." O Marco a sofrer nestes ultimos km's quase implorando por descanso mas nao baixando os braços e a ritmo quase parado la terminou, ja o Flavio apresentou-se em forma e na ultima subida ainda deu para ir a brincar/gozar com a fraqueza do Marco (eh eh)
Passada a Meta para tras ficaram 150Km, 8H:12min de viagem, 1.800m D+ e um belo dia a sofrer em cima da bike. Do rescaldo podemos dizer que a companhia nao desiludiu, que foi 5estrelas, zero problemas mecanicos, que naquele dia atingiram-se limites e quebraram-se limites, que ambicionamos alto e ao alto chegamos, que adquirimos experiencia aprendendo mais de nos e desta nossa Dupla que estive ao mais alto nivel a representar o Fojo-Zybex BTT Team.

Classificações
1º Ricardo Mendes -Everibody-Tekbox GD Diana -5:57:27
21º FLAVIO SANTOS -FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 8:11:49
22º MARCO LOPES- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM -8:11:50
28º--------------------------------- 9:38:00

Texto:M.Lopes
Fotos: Organização

Sem comentários: