Participaram os 4 zyberianos, Marco Lopes, Pedro Pires, Renato Valério e João Serras acompanhados pelo amigo do pedal Nuno Figueiredo infelizmente so no primeiro dia pois as pernas nao aguentaram a falta de treino .
Logistica, o quartel dos Bombeiros de Constância, partida do autocarro e camião com as bikes prevista para as 8h45 de Sabado, nos ja com as bikes preparadas e amena cavaqueira,qual nao é o nosso espanto quanto as 8h40 ja seguia o autocarro e o camião, foi o nosso desnorte nem reagimos devido ao espanto mas estavam uns colegas e amigos da Zona 55 bike team que logo mandaram parar o camião e o autocarro ainda foi a tempo de parar na rotunda de Constancia mesmo antes de entrar na A23, começava bem eh eh, e assim ja tinhamos uma estoria para contar e ainda nao tinhamos começado a pedalar.
Apos paragem do camião la carregamos as "meninas"
E o amigo Gonçalo la nos deu boleia até o autocarro que estava parado na rotunda antes de entrar na A23.
Apos 30 minutos de viagem agradavel chegamos ao Gavião localidade do Distrito de Portalagre e do Alto Alto Alentejo.

Foto da praxe com os cerca de 70 participantes destes dois dias de divertimento e excelentes trilhos
e la arrancamos para os primeiros quilometros depois de um cafezinho oferecido pelo Clube Btt Gavionenses, nos optamos por seguir viagem e beber café algures na zona de Alvega
Vista sobre a ponte de Belver
Primeiros quilometros a descer até a ponte de Belver com o seu castelo imponente e uma vista belissima sobre o Rio Tejo
Depois de retirarmos as bikes do camião seguimos para foto de grupo
CASTELO DE BELVER
Passagem numa zona muito bonita
Depois de algumas subidas la deciamos de Belver em relação a Barragem de Ortiga onde esta localizada uma bela praia fluvial.
O pantera Serras seguido pelo Nuno Figueiredo que ainda vinha a suportar o esforço
Passgem na Barragem de Belver na zona de Ortiga
Linda vista da Barragem de Belver sobre o Rio Tejo.
Depois de Alvega apanahmos o "caminho do Tejo" que por coincidencia esses trilhos até Rossio ao Sul do Tejo foram os de parte do nosso primeiro passeio de 2010, boa escolha pois sao dos trilhos mais bonitos junto ao rio Tejo
E depois de 43km chegamos a Rossio ao Sul do Tejo onde grupo vinha todo bem sem problemas mecanicos e o Figueiredo ja se arrastava, bela vista sobre a ponte sobre o Rio Tejo e sobre os Mourôes (antiga Ponte romana).
Aproveitamos para comer um kebab na Sasha River na apelidada " tenda do Kadahafi"
Vista sobre Rossio ao Sul do Tejo a nossa localidade e zona ribeirinha intitulada Aqupolis margem Sul.
Vista da zona do Outeiro de S.pedro as portas do jardim do Castelo de Abrantes
Castelo de Abrantes
Depois de alcançada a dificil subida ao Castelo de Abrantes, o Figueiredo ja tinha quebrado, as pernas nao davam mais e seguiu para casa, o pedaleiro da Niner do Marco Lopes dava sinal de problemas e como estavamos a jogar em casa, seguimos até casa do R.Valerio para tentar resolver o problema, e nao era preciso afastarmo-nos da rota, mais uma vez com a companhia do Carlos Fernandes la despachamos uma garrafa de abafado e umas broas, pior estava o Marco que nao conseguiu resolver o problema e ja pensava como o iria resolver para a 2ª etapa, a nivel fisico seguiamos todos sem problemas.
La seguimos atravessando o parque de S.lourenço em Abrantes e onde iamos descer até Rio de Moinhos e seguir os ultimos 15 km até Constância da primeira etapa
Bela foto, todos se divertiam e deliravam com os trilhos.
Depois de atingirmos a estrada do campo em direcção a Constancia, era sempre a rolar subindo desde a margem ribeirinha do rio zezere até ao Quartel dos Bombeiros Voluntarios de Constancia, onde estava colocado uma maquina de pressao e outra de lavagem onde demos um banho as nossas "meninas". No final do primeiro dia e antes de jantar o Marco optou por seguir até casa e montar a sua Canondale 27.5" que estava desmontada em casa e que iria usar no segundo dia, tomamos um duche quente e em amena cavaqueira esperavamos pelo jantar .
O dia cabou em beleza ja com a presença do Marco apos um bom jantar e amena cavaqueira, decidimos dempois ir dormir a casa ja que moravamos a sensivelemnte 10km do local marcamos o arranque para as 8h do dia seguinte onde nao se previa chuva mais uma vez.
DADOS DA PRIMEIRA ETAPA
73KM
1100MTS DE DESNIVEL ACUMULADO
A hora maracada la tomamos o pequeno almoço disponibilizado pela oprganização e arrancamos por volta das 8h15 enfrentando os primeiros quilometros que começaram com umas belas subidas para aquecer.
MATRENA e o rio Nabão
algumas figuras sui generis que encontramos pelo caminho, o humor como critica social
Alcançavamos apos cerca de 18km a localidade de Matrena a 10km de Tomar e onde residia uma das grande fabricas de papel da zona centro, os trilhos eram bem bonitos e a manha contemplava o caminho com raios de sol.
Albufeira de Castelo de Bode
Seguiamos entao até encontrarmos o paredão da Barragem de Castelo de Bode onde subimos ate contemplarmos a vista, passando sempre por bonitos trilhos e belos singletracks.
passagem numa ponte romana
Continuamos por paisagens fantasticas onde passamos pela barragem do Cabril
Seguiamos por trilhos fantasticos junto ao nabão até que chegamos a Tomar, o ritmo era razoavel, sem problemas fisicos nem tecnicos iamos divertidos e animados.
Depois de deixarmos a bela cidade dos Templários e da paragem para almoço, seguiamos fazendo a subida até ao castelo de Tomar com o seu famoso Convento de Cristo.
Aqueduto de Pegões a saida de Tomar
Moinhos da Pena
Apos passagem pelo imponente aqueduto de Pegões algumas partes de alcatrão e começava-se a avistar a Serra d'Aire e Candeeiros.
Com algumas pequenas quedas engraçadas e sem gravidade la seguiamos em bom ritmo onde depressa chegamos a Torre Novas, com paragem para abastecermos os cantis e bebermos uma cola.
Depois passagem pela Moita do Norte e Entroncamento onde passamos no Parque do Bonito que faz jus ao nome.
Arrepiado na mrgem norte do rio Tejo
Parque do Bonito
E galgando quilometros depressa atingimos o belo trilho da Lampreia em Tancos da autoria do G.C.Barquinhense e seguiamos depois pelo espectacular singletrack com vista para o castelo mais belo o de Almourol
Rapidamente chegamos a Constância onde passamos dois dias maravilhos cheios de boa disposição, belos trilhos, fantasticas paisagens e bom ambiente, nao houve problemas fisicos nem mecanicos relevantes.
Parabens Zona 55 bike team e até para o ano
TOTAL DO 2º DIA
102KM
1750MTS DE DESNIVEL ACUMULADO
Texto:R.Valério
Fotos: Fôjo-zybex Btt team, zona 55 bike team, Luis Cordeiro, Gonçalo Pereira, Rui Almeida, Trilhos sem fim, Cláudio Rosa, AC trilhos e aventuras.
Sem comentários:
Enviar um comentário