BTT GANHÕES -ESTREMOZ -01-12-2013

Pelo terceiro ano consecutivo torna-se quase obrigatório para nos e sempre com muito gosto visitar os amigos do Sobe e Desce Team que organizam este evento, este ano distância unica de 45km a preço "low cost" de 5 euros sem brindes nem almoço, ali ao lado decorria a  feira de gastronomia dos Ganhões e onde fomos "dar ao dente" depois da prova claro..

Neste dia frio de Outono, reuniram-se com hora marcada da partida as 6h30 em Abrantes, o Renato,Carlos, Pedro, Serras com a companhia do Antonio Santos e do Bruno Rodrigues, onde iamos apanhar o David Fortuna em Vale de Horta e onde o Octavio Vicente seguia diretamente para Estremoz assim como o Flavio Santos que saía de Lisboa,


Paragem para beber café numa localidade a seguir ao "Cano" onde ja atrasados seguiamos para Estremoz onde chgeamos as 8h40 e ja em modo "expresso" retiravamos as bikes da carrinha e seguiamos para levantar os dorsais, as 8h52 entravamos no controlo zero, onde o frio era tanto que a pouca espera até a partida minimizava o "arrepio".



Partida a horas e la seguiam os 171 participantes, o termometro nao devia passar dos 5º, os primeiros 2km eram dentro de Estremoz onde entravamos em terra e começava a contagem dos tempos dos 45km. Alguma confusao com transito em sentido contrario, e entrada em terra onde os pirmeiros quilometros traziam muito po nao fosse a passagem por uma zona de marmores.


Um grupo de cerca de 15 atletas perseguiam a vitoria, até aos 12km sensivelmente rolava-se a grande velocidade com medias superiores a 24kmh , onde se começava a atacar a Serra d'Ossa, desta fez a custa de algumas paredes que "chamavam pela avozinha" com cerca de 22km começava-se a descer  e logo a pique e com zona d ealguma pedra que nao dava descanso as pernas nem braços, seguiam-se zonas de um autentico sobe e desce, onde passavamos por zona de estevas e terrenos "ervados" que escondiam diversas armadilhas, até ao km 36 da segunda ZA2(bem composta) rolava-se rapidamente, seguia-se zona de olivais e "chaparros" onde o vento lateral forte e o plano do terreno apresentava uma ilusao optica de zona rolante quando no entanto se subia, continua o sobe e desce com zonas tecnicas e divertidas até atingirmos o ultimo olival onde a grande velocidade avistamos a meta situada no parque de exposições de Estremoz.

45km
1129mts de subida acumulada

Zyberianos:

OCTAVIO VICENTE
Partida a fundo como sempre foi galgando lugares e aproveitando um ou outro participante que furaram para ja a 2km da meta ultrapassar o terceiro classificado garantindo-lhe um lugar no podium mesmo com a suspensao dada como "morta" ja ha algum tempo,mais uma grande prova.

Entrevista no final da prova.

RENATO VALÉRIO
Saida a fundo seguiu bem no primeiro terço do pelotão sentindo mais dificuldades nas "paredes" que davam acesso ao topo da Serra, acabando em crescendo ganhando cerca de lugares nos ultimos 10km.

 FLÁVIO SANTOS
Partiu com o intuito de curtir e dar o seu melhor apesar da falta de treinos,s eguia nos 15 primeiros, quando um furo o obrigou a parar seguindo depois com o colega de equipa , o João Serras.
JOÃO SERRAS
Treinos nem ve-los, trabalho  a quanto obrigas, e até ao topo da Serra seguia bem, parando para auxiliar o colega de equipa e amigo Flavio Santos, seguiram os dois juntando-se ainda o Pedro, acabou em grandes dificuldades com caimbras.

PEDRO PIRES
Partiu em bom ritmo, seguindo a poucos metros do Renato, mais uma vez um furo obrigou-o a parar quando descia a Serra, juntando-se depois ao João Serras e o Flavio acabando todos juntos.
DAVID FORTUNA
O objetivo da participação era o divertimento e esse foi garantido seguindo com o Carlos Fernandes e o amigo Antonio Santos.


CARLOS FERNANDES
O regresso ao BTT num evento  depois da cirurgia numa distancia maior depois do Passeio de Panascos, com a companhia do Antonio Santos e o David, sentindo algumas dificuldades ja no fim conseguindo acabar .

Banhos tomados nos balenarios das piscinas locais com execelentes condições, seguimos depois para a feira da gastronomia onde alem do excelente convivio estava na hora de repormos energias com os deliciosos sabores do Alentejo com os seus enchidos, queijos, vinhos, azeitona pão, porque nem so de pedal vivem os zyberianos.








CLASSIFICAÇÕES
1º Pedro Lacão -Centro Vicentino Serra Btteam- 2:03:32
2º Adriano Fernandes- Grupo de Cicloturismo- 2:03:34
3º OCTAVIO VICENTE -FÔJO-ZYBEX BTT TEAM -2:09:18
41º RENATO VALÉRIO -FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 2:39:33
78º JOÃO SERRAS- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 3:01:34
79º FLÁVIO SANTOS-FÔJO-ZYBEX BTT TEAM-3:01:37
80º PEDRO PIRES- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM-3:01:42
129º DAVID FORTUNA-FÔJO-ZYBEX BTT TEAM- 3:40:32
140º CARLOS FERNANDES-FÔJO-ZYBEX BTT TEAM-3:46:35
158º------------------------------------------------------------4:50:00   

 


 foto do podium com o Octavio Vicente

Texto: R.Valerio
Fotos: Organização, F.Santos, M.Amaro





Sem comentários: