PASSEIO BTT por GPS- FLOR DA ROSA- VILA VELHA DE RODÃO - 26-01-2014


Pela primeira vez deslocamo-nos até à localidade da Flor da Rosa para fazer a I Travessia BTT GPS Flor da Rosa - Vila Velha de Rodão para 63.5 km com 850m de subida acumulada.
Marcaram presença no evento os Zyberianos H. Lopes, L. Marques (Bifa), J. Rodrigues (JP) e N. Carpinteiro acompanhando o nosso amigo João Valério da Zona 55. 


Como o evento tinha partida marcada a partir das 8h encontrámo-nos às 6h30 no Fôjo, nesta altura do ano ainda estava de noite e 5º de temperatura. Bicicletas carregadas no atrelado seguimos viagem, o nevoeiro foi companhia desde o Gavião até a Flor da Rosa onde chegamos um pouco antes das 8h.
Depois de uma rápida passagem pelo secretariado, com dorsal colocado nas bikes e os nossos sacos postos na carrinha para o banho em Vila Velha de Rodão arrancamos nesta aventura de BTT, uma nova experiencia para nós.







O percurso tinha um pouco de tudo, estradões, singles, boas descidas, bonitas passagens de ribeiras sobre pedras.
Até ao abastecimento, aproximadamente ao km 35 em Nisa, houve zonas do percurso em que era bastante difícil de pedalar dada a quantidade e lama que os trilhos tinham, o que tornou o percurso mais duro.
Nesta altura fala-se em tom de brincadeira que seguíamos na rota das bostas, dada a quantidade delas que havia nos trilhos das inúmeras vacas que vimos durante o percurso.
Depois do abastecimento aproveitamos uma fonte para tirar alguma lama das transmissões e lubrificar a corrente dadas as condições do terreno até ali. Fizemos uma paragem para beber café e seguimos, o percurso na segunda parte tinha mais subidas mas o terreno era mais compacto o que ajudou à conclusão da aventura.















A chega a Vila Velha de Rodão depois de andarmos pelo alto onde se observavam as Portas de Rodão, fez-se por descida bastante longa que parecia que não ia acabar, até junto ao rio Tejo. Já em alcatrão como não poderia deixar de ser parámos em cima da ponte para tirar uma foto com as Portas de Rodão em pano de fundo. 



Seguimos até ao local de lavagem das bicicletas que se foi um pouco demorado pois só havia uma mangueira o que levou os atletas a fazer fila onde conversavam enquanto esperavam. Da lavagem das bicicletas tivemos de subir de bicicleta até ao campo de futebol onde eram os banhos e estava a carrinha que tinha os nossos sacos. O local de banhos era pequeno mas serviu pois o pessoal ia chegando aos poucos e uns davam lugar aos outros, depois do banho voltamos a deixar o saco na carrinha e a descer de bicicleta até ao local do almoço com vista para o rio Tejo.
Fomos bem servidos ao almoço, tínhamos sopa de couve, porco no espeto arroz, batatas fritas e salada a disposição e fruta para sobremesa. Observamos que a havia pouco staff nesta fase é uma lacuna a corrigir pela organização, havia apenas um amigo a servir a mesa o que tornava a resposta as vezes ineficiente.






Depois de almoço como tínhamos tempo até o autocarro que nos ia levar partir, ainda fomos beber café voltamos ao local de almoço e mantivemos a conversa com os outros bttistas.
A saída de Vila Velha estava programada para as 16h atrasou ligeiramente mas aqui começaram os problemas, depois de carregada a carrinha que ia levar as bicicletas sobraram aproximadamente 30 bicicletas o que levava a que a carrinha tivesse de ir descarregar à Flor da Rosa e voltar para as carregar, infelizmente as nossas bicicletas ficaram de fora, então, tivemos de as deixar ao cuidado da organização e seguir para a Flor da Rosa no autocarro.
A viagem que se fez calmamente mas já se começava a fazer contas ao tempo, chegámos a fazer apostas, o Nuno Carpinteiro dizia que tínhamos bicicletas às 18h30, o Hugo às 19h e o Bifa às 18h45 e foi quem acabou por ganhar.
Tivemos uma espera de mais ou menos uma hora e meia na Flor da Rosa até que as nossas bicicletas chegassem, onde conversámos com um habitante local.
A saída da Flor da Rosa foi aproximadamente às 19h e a chegada ao Fôjo mais uma vez de noite, foi pelas 20h.
Foi uma aventura no BTT que nunca tinha acontecido a nenhum de nós, a organização deve rever alguns pontos nomeadamente a logística, seria melhor para os participantes que os carros estivessem no local de chegada para que assim que quisessem, se pudessem ir embora e não estivessem à espera, condicionados por outros fatores como os lugares disponíveis no autocarro ou numero de bicicletas que a organização consegue transportar.
No final ainda que se tenham registadas algumas falhas numa equipa que dá os primeiros passos na organização de eventos, foi um dia de BTT bastante animado, registámos 65.62km com quase 900m de subida acumulada que foram cumpridos em ritmo de passeio em 4h20, marcados pelo boa disposição e animação característica que o Bifa nos habituou.
Agradecimento ao João Valério pelas fotos que assim demonstram o que foi este dia de BTT e convivio.

 VIDEO ZONA 55

Texto:H.Lopes
Fotos:H.Lopes, JP, J.Valério

Sem comentários: