Rota dos Castelo 2014- "Edição Especial Montanha" 13/14- 09-2014

Evento: Passeio  por GPS em 2 etapas
Localização: Torres Novas/Porto de Mós
Organização: Zona 55 bike Team
Distâncias anunciadas: 71km (1ªetapa)- 78km (2ª etapa)
Altimetrias anunciadas: 1ª etapa- 1400 D+, 2ª etapa- 15000 D+
Metereologia: média de 19º céu nublado, por vezes sol, e no domingo poucos chuviscos
Participantes: Cerca de 70
Zyberianos presentes: 3

 Foto de grupo da edição de 2014

 Os zyberianos a ouvir o briefing, com todas as informações importantes

O Marco Lopes e o Carlos Gaspar ultimavam os pormenores com o olhar atento do amigo da Zona 55 do Filipe Rodrigues.


Aos 3 zyberianos persentes juntou-se a companhia do P.Goncalves do BTT Vale da Serra, criando-se um grupo com excelente  camaradagem

PRIMEIRA ETAPA
DIA 1

PORTO DE MÓS - TORRES NOVAS

Percurso: 73,8Km  1480 D+
Temp Med: 29ºC
Tempo Mov: 5:04H
Tempo Viag: 7:45H

PERCURSO

Local de concentração em Porto de Mos onde se reviu amigos das edições anteriores e outros amigos do BTT, apos o briefing cada grupo iniciou mais esta aventura.
 Junto ao Castelo de Porto Mós, o primeiro a ser "conquistado"
 M. Lopes e C.André a apreciar a magnifica vista

 "Xiii vamos ter de subir isto tudo" aparenta ser o discurso eh eh
Carlos André na sua segunda participação na RC, aproveitava para recuperar de lesão.

1#etapa: Foi para mim a mais complicada. Com uma altimetria idêntica à segunda, mas com menor distância, o que equivale a mais paredes, logo mais dificuldades para mim. Como é tradicional naquela zona os percursos tinham muita pedra, mas muito bem planeados. Boas paisagens, bons singles (divertidos). A parte negativa, na minha opinião, foi quando decidimos almoçar, num dos locais indicados pela organização, estavam todos os cafés fechados. Tivemos que fazer um desvio de cerca de 1,5km para almoçar num café a seguir ás bombas onde parámos quando fomos à prova de Fátima, no Panfarrão . E o rasgo no pneu do Carlos André que nos atormentou um bocado nos últimos 15-20km. A organização esteve presente no inicio e fim, sempre prestáveis e divertidos. Gostei de guardar a bike no local de chegada/partida que deu muito jeito. Na minha opinião pessoal foi divertido e duro, superei as minhas expectativas e irei repetir mais eventos deste tipo. 
Texto: C.Gaspar


SEGUNDA ETAPA
DIA 2

TORRES NOVAS- PORTO DE MÓS


Percurso: 81Km  1530 D+
Temp Med: 24ºC
Tempo Mov: 5:08H
Tempo Viag: 7:06H


Logistica: Hotel dos Cavaleiros
Pequeno almoço: Cafe, Leite e sandes
Jantar de Sabado, o M.Lopes em boa companhia com os amigos do pedal




Apos uma boa noite de recuperaçao optamos por acordar cedo para cedo arrancar, hora de encontro de frente do Hotel pelas 7:30. Apenas o Marco pernoitou no hotel tendo assim a opcao de pequeno almoço, como estava a cair bem e a vontade nao era muito de arrancar cedo la arrancamos por volta das 8H. O dia apresentou-se algo diferente do anterior, mais fresco mais nublado e mais pendido para os aguaceiros. O piso de inicio mostrou-se propicio a um bom andamento apenas pergando algumas partidas nas primeiras zonas de pedra que se tornara escorregadia.









Apos termos apanhado a primeira subida bem cedo, as pernas comecaram a entrar novamente no ritmo do dia anterior e a coisa prometia uma boa media. Os primeiros 40Km's foram rolantes e muito bons para desanuviar do empedrado do dia anterior. Pena a fraca visibilidade deviado a nevoeiro mas que nao era grande problema por ainda seguirmos em baixa altitude. Por volta dos 50km's a coisa comecava a empinar e as vistas comecaram a melhorar, o nevoeiro levantava lentamente e assim nos iamos apercebendo doque ainda teriamos pela frente a subir. Voltamos aos trilhos da Serra D'aire, a pedra que ja tanto nos tinha dado que fazer no dia anterior voltaria a fazer mossa. As horas passavam e o cansaço começara a aparecer junto com a fome, era sabido que a partir do Km 42 pouco ou nada se ia encontrar, finalmente e por sorte la encontramos um restaurante por volta do Km 58 que nos matou o bicho e nos carregou de energias para a ultima e longa subida do dia. Sempre de olhos no topo da Serra seguimos descansados da vida, o nevoeiro ja era; a vista era um espetaculo e o vento comecava a levantar-se, demos por nos numa das cristas da serra num autentico empedrado que nos fazia questionar a nos proprios "Ja nao chega de Sopa da Pedra?!". Atingido o Ponto mais alto do dia aos 600M de elevaçao seguia-se a parte melhor, a descida do larga o travao que ai vou eu, muitos estradoes, continuacao de vistas lindas mas acima de tudo a passagem pela Eco Pista da Serra D'aire ja perto de Porto de Mós que nos proporcionou mais uns belos instantes de liberdade e descontracao aproveitado o facto de ser terreno liso sem pedras e ligeiramente a descer para fazer uns picanços queimando os ultimos cartuxos e ver quem ainda vinha folgado eh eh,  chegada a Porto de Mós ao local de onde partimos no dia anterior com a sensação de mais uma aventura completa, refletindo sobre tudo um pouco o que se passou nestes dois dias prevalecendo o espirito da amizade e confratenizacao deste quarteto que desde inicio se juntou para ultrapassar este desafio que a Serra D'aire nos propôs.
Fica aqui tambem o desejo de voltar a repetir esta aventura e deixar aqui o nosso relato de forma a que noutra oportunidade voces tambem se possam juntar a nos.
Texto: M.Lopes

Parabens aos amigos da Zona 55 Bike Team e até a 4ª edição da RC



Fotos: Zona 55 Bike Team, Fôjo-zybex Btt Team


Sem comentários: