W SHOPING RESISTÊNCIA BTT "assalto a - SANTAREM" -20-03-2015


EVENTO: Competitivo/Lazer
ORGANIZAÇÃO: SNR Bike
DISTÂNCIAS E ALTIMETRIAS ANUNCIADAS: Circuito de 7,2 km por volta  durante 3 horas

LOCAL: Santarem
PARTICIPANTES: 150
ZYBERIANOS PRESENTES: 1



No dia 21 de Março marquei presença em Santarém às 18h00, na 1ª Edição do "Assalto a Santarém - Resistência BTT".
Como sou da organização da resistência Noturna Urbana De Abrantes e não posso alinhar à partida deste evento, desde a primeira edição que tive o sentimento de querer realizar aquela prova. Sendo o conceito o mesmo, decidi inscrever-me para a prova em Santarém.
A tarde/noite estava propicia para a prática do BTT e foi assim que me dirigi até ao W Shopping para levantar o meu dorsal. Seguidamente preparei a bicicleta, fiz a respetiva colocação dos chips com boa disposição por parte da organização e fui fazer um pequeno aquecimento.
Faltando 15 minutos para a hora de partida desloquei-me para as boxes que dividiam os atletas por ordem de inscrição (cada boxe 50 atletas). Acho esta forma de organização da partida um pouco injusta mas cada equipa faz à sua maneira.
A partida da prova deu-se às 18h em ponto e os atletas tiveram uma primeira fase de alongamento do pelotão dentro da cidade para depois entrar num dos singles brilhantes que a organização nos proporcionou para esta resistência.






O percurso teve muita incidência nas ruas do centro histórico da cidade e trilhos das encostas do planalto de Santarém, num percurso com 8km de extensão e 200m de desnível positivo.
Numa primeira fase da prova, nas duas primeiras voltas rodei nos 35 primeiros lugares, ao longo que o tempo ia passando e a noite chegava, conseguia fazer a diferença nas partes mais técnicas e consegui recuperar alguns lugares tendo terminado a prova fazendo 23º à geral e 9º do escalão Sub23/Elites num total de 7 voltas em 3h e 3 min.
Penso que a minha prestação não foi de encontro com o que tinha planeado, pois estabeleci o objetivo nos 20 primeiros da geral, sabendo do trabalho que tenho realizado no ginásio durante a semana, bem como ao fim de semana em cima da bicicleta. Melhores dias virão.






Considerei este percurso a meu gosto muito técnico e duro mas também muito perigoso. Observei e até avisei alguns membros da organização durante a prova que faltava gente no percurso nas partes mais técnicas no meio do mato. Ainda bem que não ouve nenhum acidente, mas para uma próxima atividade acho por bem que tenham mais gente no terreno.
Foi uma tarde/ muito bem passada, (a sentir uma dor de pernas enorme à vinda para casa) onde tive pena de ir sozinho pois tenho a certeza que todos os meus colegas de equipa iram adorar o percurso e desfrutarem daquilo que proporcionam aos atletas na resistência Noturna Urbana De Abrantes em Santarém.
Tenho de dar os parabéns pela organização deste grande evento e fico a espera que abram as inscrições para 2016.

Um Abraço
(JP)


1º Nuno Inácio- Viveiros Vitor Lourenço/ Nutrimania - 9 voltas- 3:04:03
2º Ismael Graça- Daponte/Nutrimania- 9 voltas- 3:09:43
3º Ricardo Jacinto- Funbike- 8 voltas - 3:03:07
23º JOÃO RODRIGUES -ASSOC.CLICOT BTT FÔJO- 7 VOLTAS- 3:03:07
133º-------------------------------------------------------------------- 1 VOLTA 

1ºRicardo Jacinto- Funbike- 8 voltas - 3:03:07
2º Luis Ferreira- Tobikes- 8 voltas- 3:01:27
3º Duarte Bento  Montibike- 8 voltas- 3:01:27
9º JOÃO RODRIGUES -ASSOC.CLICOT BTT FÔJO- 7 VOLTAS- 3:03:07
30º------------------------------------------------------------------------ 2 voltas

Fotos: Noticias BTT/ciclismo, Casais lagartos bike team, organização

III PASSEIO BTT "TRILHO DAS REPRESAS" -CARREGUEIRA-21-03-2015


EVENTO:Passeio/competitivo
ORGANIZAÇÃO:Grupo Motard Carregueira 
DISTÂNCIAS E ALTIMETRIAS ANUNCIADAS:
LOCAL: Carregueira
PARTICIPANTES: 220
ZYBERIANOS PRESENTES: 2



PARTIDA: À hora marcada, com controlo zero a funcionar dentro do normal.
LOGISTICA: Para um grupo que anda em duas rodas noutra vertente vimos um apoio excelente ao pessoal do BTT neste evento.
PERCURSO: Percurso com piso rolante, algumas zonas com pedra solta e areia caraterísticas da zona mas nada impeditivo de colocar um bom andamento.
MARCAÇÕES: Irrepreensíveis, fitas, cortadas a pó de pedra e placas.
SEGURANÇA: Percurso sem zonas muito muito complicadas tecnicamente ainda assim com os pontos mais perigosos assinalados e organização presente.

DISTÂNCIA/ALTIMETRIA REAL: 37.9KM/ 655 D+





Numa manhã com tempo favorável à prática da modalidade os atletas Hugo Lopes e Luís Marques (BIFA), saíram de casa a pedalar, fazendo um aquecimento de 19km antes da prova.
O secretariado e a logística da prova estavam condensados junto à sede do Grupo Motard da Carregueira, onde fomos bem recebidos. O levantamento dos dorsais foi rápido e após bebermos um chá, no belo pequeno-almoço que esta organização tinha preparado, seguimos para o controlo zero e zona de partida onde nos colocamos na fila da frente.
Após um breve briefing deu-se a partida à hora prevista, a prova começou com uma subida em alcatrão onde seguimos no grupo da frente até à entrada na terra. Nesta fase o BIFA mostrou o treino e sua regularidade continuando a impor ritmo enquanto eu, Hugo, levantei o pé e preferi entrar em gestão de esforço dada a paragem nas 3 semanas antes da prova.
O percurso seguiu teve passagens por zonas bem nossas conhecidas, onde desfrutámos de bons trilhos num percurso muito bem desenhado por esta organização. Tivemos direito a estradões rolantes, bons single-tracks e como não poderia faltar duas valentes subidas.
A organização teve uma logística irrepreensível com marcações excelentes, fita, cortadas a pó, placas e ainda elementos do staff nas zonas mais críticas.
Embora não tenhamos utilizado, vimos um excelente abastecimento montado junto à barragem do Pai Poldro.




No final fomos brindados com o Single dos Saltos, um pouco técnico e com alguma condução, bem ao nosso gosto, que foi uma excelente forma de terminar este percurso!


Um evento sem dúvida a repetir na sua próxima edição. Achamos apenas que a organização deve melhorar no controlo das entradas para a  box de partida e também ter um registo de chegadas mais eficientes.

Contámos com o apoio do nosso colega Bruno Carmo que foi ver o final deste evento.

Quanto às participações individuais:
Hugo Lopes

Tendo adiado o início de época para este evento, vindo de 3 semanas de baixa, marcou presença com o objetivo de fazer km e colocar ao ritmo no motor, tendo cumprido o percurso num tempo razoável para estas condições. O trabalho continuará para obter melhores classificações, e alcançar os objetivos pessoais e da equipa em eventos futuros.



Luís Marques BIFA
O nosso “velho” mostrou que está num bom momento de forma, exibindo aqui a sua regularidade. Começando a prova a rebocar a malta das 29ers, cumprindo o percurso em trilhos que são “o seu quintal” com um bom tempo. Acabou por perder algumas posições na parte final de alcatrão para os adversários que se apresentavam de roda grande.

No final, após vermos a chegada dos primeiros atletas da Maratona, fizemo-nos ao caminho e ao “sabor do vento” regressámos a casa fazendo mais 19km, somando assim aproximadamente 76km nesta manhã.


1º Jorge Batista- Roodinhas/santos Silva- 1:20:00
2º Dario Pereira- Ribabike/Project- 1:25:00
3º Helder Costa- Pineus Bike Team- 1:26:00
13º BIFA- ASSOC.CICLOTUR. BTT FÔJO- 1:38:00
38º HUGO LOPES- ASSOC.CICLOTUR. BTT FÔJO- 1:49:00
166º------------------------------------------------------------- 2:48:00

Texto: H.Lopes
Fotos: 4u2d.pt, casais lagarto bike team, luis melrinho.

4ª MARATONA BTT "FONTE DOS GARFOS" -GAVIÃO -21-03-2015


EVENTO: Competitivo/passeio
ORGANIZAÇÃO: BTT Clube Gavionense
DISTÂNCIAS E ALTIMETRIAS ANUNCIADAS: Maratona-64km (754 D+)-Meia Maratona 34 km - (390 D+)


LOCAL: Gavião
PARTICIPANTES: 150
ZYBERIANOS PRESENTES: 7
METEREOLOGIA: Ceu nublado 13º


 Alguma confusão dentro do Gavião




PARTIDA: Organizado, com controlo zero e com espaço.
LOGISTICA: Funcionou, tudo bem e tudo perto, faltou so pessoal em 2 passagens de estrada.
PERCURSO: Rolante com estradões e sem grande estoria, 
MARCAÇÕES: Excelentes, com fitas e placas.
PISO: Compacto, exclente para btt
SEGURANÇA: Faltou algum staff numa travessia e chegada ao alcatrão no final.
DISTÂNCIA/AÇTIMETRIA REAL:35 km /430 D+, 63,4KM/870 D+
ALMOÇO: Muito bom

PERCURSO MARATONA

Evento dos nossos amigos do BTT Gavionense, a 30km de "casa" chegamos cedo como é habito, estacionamento amplo, secretariado simpático e rapido, e la começamos a preparação das bikes e a tirar os fatos de treino, que não apetecia muito devido aos 11º que se sentiam, aquecimento feito e seguimos para o controlo zero, onde mais de metade do pelotão ja se tinha "alojado" nos melhores lugares. partida a horas e atrás de carro da organização, ida a rotunda com pelotão de frente e a outra metade a fazer inversão de marcha, seguia-se descida rapida em alcatrão e nova descida em terra, o pelotão seguia compacto e o perigo de quedas era iminente, seguiam-se pequenas subidas e depois sempre punho enrolado a fundo em estradão onde ao chegar ao Gavião se avistava lama e umas pequenas subidas com a subida do dia a ultima em alcatrão até a meta,  boas marcações e bons estradões.


Quanto a prestação dos nossos atletas que foi excelente, na meia maratona Flávio Santos venceu em Masters 30, Renato Valério fez 8º do mesmo escalão, em Elites, Carlos André fez 6º. em Masters 40 venceu Anacleto António, na maratona, Sara Lopes foi 2ª, Moises, foi 10º em Masters 30 e Marco Lopes em 9º em Elites tendo acompanhado a Sara .

Seguiu-se um bom almoço e excelente convívio com colegas e amigos do pedal.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
MARATONA
1º Nuno Inácio- Nutrimania Sports Nutrition- 2:17:04
2º Diogo Vieira- BTT Assumar Muachos- 2:18:18
3º Tiago Lavadelas- BTT Asumar Muachos- 2:20:46
19º MOISES AGOSTINHO -ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO- 2:42:47
50º SARA LOPES- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO- 3:21:03
51º MARCO LOPES- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO- 3:21:09
63º---------------------------------------------------------4:25

MARATONA
FEMININOS
1º Silvia Pissarreira- CCBTT Elvas- 3:05:57
 SARA LOPES- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO- 3:21:03

MASTERS 30
1º Nuno Inácio- Nutrimania Sports Nutrition- 2:17:04
2º Diogo Vieira- BTT Assumar Muachos- 2:18:18
3º Edgar Anão- Valterano.com/Papatrilhos- 2:21:01
10ºMOISES AGOSTINHO -ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO- 2:42:47
30º-----------------------------------------------------------------------3 :42

ELITES
Tiago Lavadelas- BTT Asumar Muachos- 2:20:46
2º José Ramos- Assoc.Juventude Vidense- 2:34:04
3º André Filipe- Branquinhos Pedal- 2:43:00
8º MARCO LOPES- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO- 3:21:09
9º----------------------------------------------------------- 3:34:14

MEIA MARATONA
GERAL
1º André Fernandes- BTT Sor- 1:14:23
2~Cesar Estrela- BTT Assumar Muachos- 1:14:28
3º FLÁVIO SANTOS- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO-:1:14:32
8º CARLOS ANDRÉ-ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO- 1:19:43
9º ANACLETO ANTÓNIO- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO-1:19:56
23º RENATO VALÉRIO- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO-1:31:34
79º----------------------------------------------------------------------2:43:00

ELITES
1º André Fernandes- BTT Sor- 1:14:23
2~Cesar Estrela- BTT Assumar Muachos- 1:14:28
3º Jorge Rodrigues- CCBTT Elvas- 1:17:59
6º  CARLOS ANDRÉ-ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO- 1:19:43
19º-------------------------------------------------------------- 2:24:00



MASTERS 30
FLÁVIO SANTOS- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO-:1:14:32
2º- José Silvestre- Os Galos/Amiciclo- 1:18:52
3º Marco Raminhos- Rota d'ossa- 1:24:30
8º RENATO VALÉRIO- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO-1:31:34
33º------------------------------------------------------------------- 2:43:00



MASTERS 40
ANACLETO ANTÓNIO- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO-1:19:56
2º Luis Matos- Centro Vicentino Serra- 1:26:32
3º Paulo Lopes- BTT Familia- 1:32:14
9º------------------------------------------- 1:59:00

Fotos: Organização, BTT Familia.




IDA A FÁTIMA -BENÇÃO DOS CICLISTAS-15-03-2015


Em dia de benção dos ciclistas em Fátima, juntamos alguns zyberianos e com o apoio e ajuda do Hugo. Partindo de vários pontos do concelho de Abrantes, marcamos concentração em Praia do Ribatejo cerca das 8h 20, com algum frio, mas o sol ja espreitava, o espírito era fantástico, e la seguimos sem problemas e em ritmo moderado e de cicloturismo até há grande e única dificuldade do dia, a subida de 3,5 km do Panfarrão.
 Vila Nova da Barquinha


Subida do Panfarrão, a 1km do final da mesma






Até iam de lado... eh eh
No final do subida do Panfarrão, paragem para beber café, e até Fatima so faltavam cerca de 12km, e se na subida apanhamos dezenas de ciclistas, até Fátima juntamo-nos a um enorme grupo que se dissolveu até ao Santuário onde tiramos a foto da praxe e onde cada um  a sua maneira e crença, fez jus ao local, as suas promessas e religião queimando velas, rezando ou só  desfrutando da energia positiva daquele Santuário
.

Já não fizemos a habitual paragem para um pequeno almoço reforçado, porque o tempo passava muito rapido, comemos umas barras geis e barritas e pusemo-nos ao caminho, o Santos já veio de bolei, vinha com a cabeça  no leitão, e não foi embora sem antes comer uma bela sandes, e os restantes regressamos de bike, com paragem para comprar umas belas laranjinhas na descida do Panfarrão e que boas que elas era.


Nova separação do pessoal em Praia do Ribatejo, fortaleceram-se laços, desrutou-se de um belo Domingo de cicloturismo, e queimou-se umas calorias.

ABRANTES-FÁTIMA-ABRANTES
121,9 KM
1327 D+