MARATONA MORTAGUA 2# TAÇA PORTUGAL XCM - 19-04-2015


EVENTO: COMPETITIVO -2# Taça Portugal XCM
ORGANIZAÇÃO: Velo Clube do Centro
LOCAL: Mortagua
PARTICPANTES: 700
zyberianos presentes: 2
Metereologia: Sol, 14º
DISTÂNCIAS ANUNCIADAS: 100KM /2800 D+
PERCURSOS:



PARTIDA: Algo confusa porque faltava 2 minutos para a partida e não havia nenhum comissário para fazer controlo 0 na boxe de elite
LOGISTICA: secretariado no dia anterior excelente sem fila tudo muito rápido
PERCURSO: Um sobe e desce constante sobre um piso de pedra solta que com a passagem dos atletas ficava com buracos e escorregadio.
MARCAÇÕES: Excelentes, impossível haver enganos.
SEGURANÇA: excelente, 2 e 3 setas de perigo quando havia mesmo perigo e nas passagem de estrada sempre pessoal da organização ou então PSP.
DISTÂNCIA/ALTIMETRIA REAL:100km / 2700 D+


O Carlos André desistou por volta do km 60 um final inglorio


No dia 19 de Abril marcamos presença na segunda prova da taça de Portugal de maratonas (8º Maratona de Mortágua), adivinhava se um dia muito difícil não fosse os km e a altimetria do percurso o qual o principal objectivo acabava por ser acabar a prova dentro do tempo limite pela federação.
Num dia que começava com algum nevoeiro e sem o sol aparecer fazia bater o dente junto a partida.
Arranque completamente a fundo para tentar alcançar os atletas da primeira boxe onde ainda conseguir ir até km 2 porque rapidamente percebi que não era o meu ritmo e que tinha de abrandar, num sobe e desce constante sobre bastante pedra e subidas que nunca mais acabavam poucos eram os sítios onde dava para respirar a partir de ZA1 começamos apanhar single tracks espectaculares com subida e descidas onde dava para tirar bastante divertimento da bike.
Em ZA2 agradecimento ao nosso amigo Nuno Fernandes  pelo o bidon de água que me deu pois já tinha perdido o que trazia e o que tornava impossível continuar em prova, a partir daqui começa as dificuldades que era segundo o gráfico da altimetria do km 55 ao km 75 pois era uma subida de partir as pernas onde ainda comecei a subir mas por volta do km 60 a roda de trás começou a perder o ar que tinha pela válvula junto a jante e foi até descolar o pneu, ainda tentei encher com co2 e nada deu tentei meter uma câmara e não era capaz de tirar a válvula, no meio de tanto azar ainda fiquei sem água o que me levou a desistir.
Deu para perceber que ainda tenho muito para aprender para este tipo de provas mais longas mas se não existir um bocado de sorte também é difícil chegar ao fim.
Parabéns ao Pedro Ruivo pela  prova que consegui fazer e 12º lugar nos masters 40.
venha a próxima!!!!




CLASSIFICAÇÃO GERAL FEDERADOS
MASTERS 40
1º Francisco Anjos- Saertex Portugal/Edaetech- 4:19:01
2º Norberto Silva- Ind- 4:25:32
3º Rui Anjos- EdV- VianaCycles/Entreportas/my pharma- 4:29:45
12º PEDRO RUIVO- ASSOC.CICLOT. BTT FÕJO-4:48:44
28º------------------------------------------------------- 5:46:00

Fotos: Bikeaholic, FP Ciclismo, Valdemar Duarte
Texto:Carlos André

Sem comentários: