II PASSEIO BTT GRANDE VALE DO COA- 01-03 de Maio de 2015

PARTICIPANTES: Cerca de 100
ZYBERIANOS PRESENTES: 2
 ETAPA 1
Travessia vale do Coa : Dia a comecar bem cedo e fresco. Partida da Nascente do Coa, mesmo nas primeiras aguas deste rio. Ligados os GPS la seguimos por belas vistas e singles de muita pedra. Diga.se que o dia de hoje passou por zonas bastantes lindas e verdejantes, nos primeiros acudes e passagens de agua. Locais iniciais onde ainda se pode admirar as aguas limpidas e cristalinas deste rio. Aldeias isoladas com 1 ou 2 habitantes escondidas entre vales, arbustos e arvoredo de todo o tipo. Nada de ritmos competitivos e la se fizeram os 67km de hoje a um ritmo tranquilo e de passeio. A animacao e uma constante e o companheirismo excelente. Agora e hora de ir ver do repasto e descansar. Mais uma grande representacao da AC BTT Fojo.

ETAPA 2

2-5-2015
Dia 2 Travessia Vale do Coa

Mais um dia mais uma etapa. Tal como no dia anterior tivemos um inicio fresco, algum vento mas sem previsoes de chuva. Acordando as 7h para apanhar o autocarro as 8h que nos ia levar ao local onde terminamos no dia anterior com hora prevista de arranque 9h. O andamento hoje foi um pouco mais rapido de inicio, tinhamos previsto acelarar mais um pouco em relacao aos outros participantes de forma a captar mais imagens e fotos ainda com a malta mais compacta. Os primeiros kms beira rio preenchidos de verde com travessias de agua faziam a delicia dos nossos olhares. Que ate deu para um colega nosso dar um trambolhao numa curva mas sem ferimentos. Heheh. As paisagens nada tinham a ver com as de ontem, os arbustos e arvores eram diferentes e em menos quantidade. As encostas de arvores passaram a montes de pedras. Em outras zonas quase nao havia arvores tornando as paisagens mais tristes e aborrecidas. Tivemos muitas e boas descidas, e como se costuma dizer depois de uma descida ah uma subida assim foi, houve tambem muitas e mas subidas grin emoticon Hoje fez-se 69km a 1500D+ para juntar aos 67km com 1200D+ de ontem. Amanha a previsao e de distancia semelhante e mais acumulado sem falar da chuva que se preve que va cair durante todo o dia.. A ver vamos, falta apenas mais um dia pa terminar a travessia e voltar a casa. Mais uma represetacao do A.c. Btt Do Fôjo ao melhor nivel.

ETAPA 3

3-5-2015

Dia 3 Travessia Vale do Coa

3Dias 200km 3900D+

Ultimo dia desta travessia. A rotina matinal manteve.se e la partimos para mais um dia de btt. As previsoes eram de chuva e isso veio.se a confirmar a partir do meio da manha ate ao fim do dia. E sempre agradavel pedalar ao sabor de chuva miudinha hehe. No dia de hoje tivemos novas paisagens bem diferentes dos dias anteriores. Mais montanhoso mais para deslumbrar a distancia. Com o aproximar do fim da travessia e chegada a Foz Coa comecamos a avistar as famosas vinhas nas encostas do Douro. O que conhecemos de imagens e vídeos destas zonas ao vivo ainda sao mais bonitas. Ah sempre muitas coisas para relatar e historias para contar e nada melhor que guarda.las na nossa memoria. Esta foi a minha terceira Travessia com uso de GPS e estou cada vez mais rendido a este tipo de vertente. Para tras fica mais um fim de semana de aventura, novas zonas conhecidas, novas amizades e espirito de grupo fortalecido para outras aventuras.A.c. Btt Do Fôjo a chegar a mais um canto de Portugal.

A agradecar ao Miguel Coelho da SASBikes por deixar a bike num mimo para esta travessia (so levou oleo na corrente). A Sara Lopes  pelo incentivo para continuar a praticar este desporto....