Classica Aveiro Springs- 21-05-2017
Aveiro Spring Classic, no passado dia 21 de Maio decorreu na cidade de Aveiro, uma prova na vertente de ciclismo de estrada em tudo semelhante às grandes Classicas. Esta teve inicio junto ao emblemático cais da Fonte Nova e com um percurso a serpentear a Ria de Aveiro.
Depois de 5 anos nesta tão bela cidade, finalmente foi altura da estreia numa prova nesta zona. O Hugo Lopes alinhou à partida para 116Km com 656D+.
Para uma prova que se estreou este ano, contou com 400 atletas alinhados à partida em boxes organizadas por ordem de pagamento. E para o espanto dos mais habituados a estas andanças quase outros tantos voluntários a assegurar uma excelente manhã de ciclismo aos participantes.
Uma manhã agradável em que felizmente não estava muito vento, algo que é pouco normal nesta zona.
Como tinha levantado o dorsal no dia anterior, dada a proximidade, saída de casa a pedalar para meia hora de aquecimento, alinhando na box por volta das 8:45 pois o arranque estava marcado para as 9h.
O arranque deu-se à hora certa onde o Hugo partiu da 3ª box, na fase incial fizeram-me alguns km dentro da cidade em paralelos e com ritmo baixo o que permitiu o agrupamento de um grande pelotão.
Ao entrar na N109, logo após a primeira rotunda houve uma queda um tanto aparatosa tendo ficado alguns atletas do grupo da frente mal tratados no chão enquanto o pelotão seguia. Nesta fase incial rolou-se a 50km/h.
A prova tinha um perfil bastante plano sensivelmete nos 80km iniciais contando com algumas subidas curtas na fase final. Este traçado à partida antevia uma prova fácil o que não se veio a verificar no terreno.
Ao entrar na primeira localidade começam as curvas constantes, rotundas, segmentos de terra batida, paralelos. Esta prova contou com um pouco de tudo!
Rolou-se em terra batida com bicicletas de Ciclismo a 40KM/h!
No que toca à paisagem Aveiro tem locais magníficos, o percurso passou bem perto da Ria de Aveiro, das Salinas, Porto de Aveiro, a tão conhecida Praia da Costa Nova. Já no concelho de Ílhavo, pela Vista Alegre entre todos os restantes locais com enorme beleza.
No que toca à participação do Hugo, um bom arranque, seguindo numa fase incial num segundo grupo. Dado o ritmo que era imposto a dada altura descaiu um pouco na corrida ficando por alguns KM a pedalar sozinho. Estrategicamente colocou um ritmo mais confortavel até que veio um “comboio” que apanhou e não mais largou até ao final.
Neste grupo seguia também a madrinha do evento, a jovem triatleta Ana Ramos que mostrou ter bastante garra, seguindo junto com este grupo até ao final.
O que poderiam ser as dificuldades do dia, foram apenas uns topos facilmente transpostos onde o Hugo ainda pos algum andamento o que segmentou o grupo chegando ao final apenas alguns elementos.
No final foram cumpridos os 116km em 03:16:54, a 14:55 da frente da corrida. O Hugo foi o 6º no escalão Elites e 62º à geral em 354 atletas.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
116KM
1º Pedro Pinheiro- Roodinhas Santos Silva- 3:01:59
2º Rui Rodrigues- ASFIC- 3:01:59
3º Jorge Dias- Idividual- 3:02:00
62º HUGO LOPES- A.C. BTT FÔJO- 3:16:54
354º--------------------------------------------5:57:00
CLASSIFICAÇÃO ELITES
116KM
1º Carlos Simões- Trepanelas- 3:02:08
2º Luis Bastos -Individual- 3:05:15
3º Alexandre Sousa- Carpintaria Foz- 3:07:44
6º HUGO LOPES- A.C. BTT FÔJO- 3:16:54
27º-----------------------------------------4:27:00
Texto: H.Lopes
Fotos: Aveiro Classic Springs
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário