Maratona BTT e trail - Montargil -23-09-2012

De regresso ao BTT desde Julho pelo menos para 2 dos 3 zyberianos presentes no domingo, ao contrário das previsões dos 250 bttistas inscritos para a Meia maratona(40) e Maratona( 80km) em que se previa muito calor e piso seco, a noite anterior veio alterar em tudo essas previsões, com forte chuva durante toda a noite acordando a manha, fresca e trilhos alagados.
Partida as 7:15 de Abrantes com o C.Fernandes o R.Valerio e para boleia estava previsto o C.Mendonça que preferiu levar o carro dele (pessimo dia para ele) e aguardavamos o Jose Silva da Zona 55 que vinha de T.Novas, depois de esperados os 10 minutos "academicos" tivemos que sair em busca ainda do terceiro zyberiano Dave Fortuna, que faltou a chamada nao aprecendo a hora combinada nem dando sinais de vida... apos estes atrasos todos o R.Valerio e o C.Fernandes seguiam ate Montargil cerca de 50km de Abrantes ja com alguns atrasos o Mendonça fazia o favor de levantar os dorsais e mesmo assim chegamos ao local de partida ja com muitos participantes cerca das 8h15 com dorsais ja levantados começamos a descarregar as bikes e a prepararmo-nos para uma manha que prometia chuva e onde previamos os trilhos melhores devido a chuva (bem nos enganamos).
Com tempo para rever muitos amigos do BTT antes da partida e com um pequeno aquecimento seguiamos para a partida e Dave Fortuna ainda sem aparecer..
Briefing dado com  a voz bem esforçada de um elemento da organização mas sem micro tornou a tarefa de quem estava do meio para tras muito dificil ouvir as indicações. Partida a horas das duas distâncias do BTT mais tarde ia se dar partida do Trail (corrida).
Primeiros quilmetros a subir sendo que aos 4km dava a separacao dos percursos, percurso com bom no inicio e pelotão ja muito partido, dos 250 inscritos muitos nao comparaceram com receio da chuva/percurso.
Ate cerca dos 20 km percurso bom com uma ou outra ribeira, sem grandes problemas, que vieram depois com lama que se colava aos pneus e os transformavam em pneus de moto 4, tornado-se cada vez mais dificil a progressao e o material da bike começava a queixar-se, seguiam-se trilhos em caminhos de cabras e descampado e com paisagens bonitas com vista para a albufeira de Montargil.

Estreia do C.Fernandes com o jersey e logo apos 4 meses sem BTT.


R.VALERIO e C.FERNANDES ..onde esta o Dave??? A DORMIR... ainda eh eh
 A preparar a partida com os amigos do BTT Gavionenses

Zyberianos com o pessoal amigo dos gavionenses


Chegada a meta do R.Valerio

Seguiam-se trilhos que se tornavam perigosos devido a falta de tracção e muito chatos de fazer ao levarem-nos junto a agua da Albufeira de Montargil com muita areia fina e pedra solta, onde pedalar por si só ja era um desafio.
Depois de quilometros muito penosos alguns singletacks junto ao parque de campismo sempre com chuva a acompanharnos, depois de mais alguns trilhos que em nada favoreciam os atletas, bikes ou adrenalina, como um descida que levava a uma cova que continha areia e que tinha-se de sair de la com a bike as costas durante uns metros para sair de la.
Depois de um percurso muito duro para bikes e atletas e onde a beleza de certas zonas nao compensou os estragos, chegavamos a bendita meta com uma chegada com os ultimos metros com mais lama "cola".
O Renato Valerio chegou dentrou das previsoes no 25º, o Dave Fortuna afinal ainda tinha vindo e partido ja depois da hora chegando 15 minutos depois e o C.Fernandes consegui chegar ao fim num honroso 91º entre cerca de 130 participantes que chegaram ao fim que não foi o caso lamentavelmente do Claudio Mendonça BTT Gavionenses que soubemos que tinha caido e sido levado ao posto de Saude em Ponte Sor.

 Um dos tuneis que ligavam ambos braços da Albufeira


O Dave Fortuna na fila para lavagem das bikes onde so 1 mangueira tornava o tempo medio de espera de cerca de 40minutos.

FOTOS
VIDEO


CLASSIFICAÇÕES
40KM
1º Francisco Gavaniz--------1:41:47
2ºSilvino Reactia--------------1:51:00
3º Luis Ferreira-Strx/To Bikes--1:51:00

25º Renato Valério -Fôjo-Zybex Btt Team--2:25:04
50º David Fortuna- Fôjo-Zybex BTT Team--2:39:57
91ºCarlos Fernandes-Fôjo-Zybex Btt Team--3:04:00
131º-----------------4:29:43-

FOTOS: BTT TV, Organização, BTT Gavionenses
Texto: R.Valerio
Video:BTT TV

Sem comentários: