Os beneficios de pedalar





Porquê andar de bicicleta?

Porquê o ciclismo/btt para ficar em forma?

O ciclismo é um dos poucos exercícios capazes de oferecer um bom treino aeróbico e cardiovascular, ao mesmo tempo que tonifica e fortalece os músculos. Embora os músculos das pernas trabalhem arduamente para aguentar o esforço de pedalar, o ciclismo vai fortalecer, tonificar e tornear todo o corpo.

Construir capacidade aeróbica.

Andar de bicicleta, faz subir o ritmo cardíaco, o coração e os pulmões têm de trabalhar arduamente para fornecer oxigénio aos músculos, tornando-lhes assim possível aguentar o esforço de pedalar.

Quanto mais treino aeróbico, ou cárdio, fizer, mais saudável fica e mais eficiente o seu corpo se torna no fornecimento de oxigénio aos músculos. O exercício aeróbico regular, combinado com uma alimentação saudável e equilibrada, pode ajudá-lo a controlar o peso, a reduzir gordura corporal, a fortalecer o coração i os vasos sanguíneos, a melhorar a circulação e até a baixar a pressão arterial.

Desenvolver a capacidade muscular.

Existe a ideia errada de que o ciclismo apenas trabalha os músculos das pernas.

A acção de pedalar fortalece e tonifica os músculos da barriga das pernas e das coxas, mas outros músculos do tronco e dos braços têm também de trabalhar arduamente. A posição do corpo na bicicleta à medida que se pedala oferece uma plataforma para se trabalhar os músculos do core. Estes são os músculos que suportam a coluna.

Fibras musculares de contracção rápida e lenta.

Os músculos consistem de dois tipos de fibras musculares; as de contracção lenta e as de contracção rápida.

Todos os músculos do nosso corpo são constituídos por uma quantidade geneticamente determinada de ambas. As fibras musculares de contracção lenta são mais abundantes e sustentam os esforços constantes e regulares, tais como o ciclismo de baixa a média intensidade, a corrida ou as caminhadas.

As fibras musculares de contracção rápida sustentam explosões de esforço de alta intensidade que só podem ser mantidas durante curtos períodos de tempo, tais como o sprint ou o levantamento de pesos. As fibras musculares de contracção rápida são mais espessas do que as de contracção lenta. por isso o trabalho dirigido a elas pode ajudar a dar aos músculos uma maior forma e definição. O ciclismo tonifica os músculos mas, como está equilibrado com um forte trabalho aeróbico, não vai construir volume muscular excessivo. O estímulo do máximo número possível de fibras musculares de contracção rápida durante uma sessão de ciclismo tem um benefício adicional: aumenta a taxa de metabolismo, aumentando assim o número de calorias que queima, mesmo quando não está a praticar exercício físico.

Sem comentários: