III RAID BTT -PIRANHAS DO ALQUEVA -27-05-2012 - REGUENGOS DE MONSARAZ

E mais uma visita dos zyberianos ao belo Alentejo, neste caso a Reguengos de Monsaraz, este passeio despertou-nos uma vontade enorme em pedalar junto ao Alqueva, e eu já conhecendo a vista fantastica que o castelo de Monsaraz oferecia tinha tudo para ser um optimo dia de BTT, partida de vespera junto com o amigo Claudio Mendonça do BTT Gavionenses e onde ja esperava o João Valerio da zona 55 bike team, levantamos os dorsais na vespera onde encontramos o grande campeão Marco Chagas onde trocamos umas palavras.
 GONCALO (ZONA 55 BIKE TEAM), R.VALERIO, C.MENDONÇA (BTT CLUBE GAVIONENSES), J.VALERIO (ZONA 5 BIKE TEAM)
 na zona da meta

Percursos:50km anunciados (61km reais) cronometrados e 30km de passeio guiado

Altimetria: 900mts aprox.

Apenas o R.Valerio veio representar a equipa e depois de fazer 150km de viagem, so podia ir para os 50km, chegada quase em cima da hora da partida sem stress, o objetivo era curtir a paisagem divertirmo-nos e os tempos nao interessavam para nada, vinha em turismo e em final de epoca antes de o calor atacar.
Estava agradavel cerca de 21º com sol, o calor era prometido e o speaker dava as ultimas instruçoes( nao eram perceptiveis) partida em "s" perigosa e sem sentido ja que passavamos novamente pela meta, eu o C. Mendonça e o J.Valerio combinamos fazermos o percurso sempre juntos e assim foi até os primeiros azares.
Primeiros 25 km muito rolantes na planicie alentejana apenas exigia concentração para as muitas armadilhas(covas, paus) que existiam no percurso onde o pó os cubria.
Paragem no primeiro abastecimento com 25 km decorridos e mesmo em ritmo quase passeio traziamos 26km/h de media, sempre a rolar, decidimos baixar um pouco o ritmo, entrando de seguida num dos braços da barragem do Alqueva, bastante bonito.

cerca dos 20km a rolar

Depois de um primeiro singletrack, seguia-se a primeira subida já com 32km decorridos e eis que surge um furo na minha bike, como trazia bomba e camara de ar suplente aparentemente..nao havia problema enquanto o J.Valerio seguia para o castelo de Monsaraz para captar imagens o Claudio acompanhava-me, depois de umas infrutiferas "bombadas" o pneu continuava em baixo tentei subir em pé enquanto a bike dançava por todo o lado, ainda fiz uma descida com redobrada atenção, até que decidi parar para por a suplente, com o Claudio Mendonça sempre no apoio, a bomba deu-se mal com o pipo grosso, das dezenas de bttistas que passaram por nós ninguem ofereceu ajuda (sinal dos tempos infelizmente) nao conseguia encher o pneu de maneira nenhuma, decidi  dizer ao Claudio para seguir, que ia desitir no proximo posto que era no castelo de Monsaraz (e logo aqui neste local que era uma das principais razões por ter vindo) subi com a bike a mão durante cerca de 2km até ao Castelo ali decidi desistir, os elementos da organizção diziam-me que tinha que esperar pelo carro que vinha a fechar o percurso.
Quuando olho para o lado vejo o Nuno da LANCAR ele da-me animo e la alguem desenrasca uma bomba, com o pneu cheio 10 min depois  la vou eu cheio de vontade a subir até as portas do castelo.....mas nao durou até ali!! a camara de ar rebentou literalmente..o desanimo instalou-se em mim ja dizia mal da minha vida desço com a bike a mão e quando pensava que era o fim, logo o Nuno da LANCAR vai ao carro desenrascar uma camara suplente apos colocação da mesma sigo finalmente o  trilho, ja com fome sigo a rolar pela planicie sozinho sempre  a fundo para poder almoçar o mais rapido possivel o calor ja era forte, e la cheguei sem problemas à meta sempre bem marcado o percurso, nao quis o tempo pois esse nao me interessava , o objetivo (dificil) foi conseguido conhcer os trilhos de Reguengos.

bela vista do barragem do Alqueva visto do Castelo de Monsaraz
 entrada no castelo
 o grande campeão Marco Chagas

Banhos com muito calor nas piscinas municipais e almoço num restaurante ali perto, local fantastico, organização do mesmo péssima, nao havia lugares suficientes filas de espera por todo o lado, parecia impossivel almoçarmos todos, e depois de 30 min eu e Claudio que iriamos regressar a Abrantes la arranjamos 2 lugares, caldo verde, arroz batata frita e porco no espeto compunham a ementa, e assim ficou de parte o convivio que acontece sempre nos almoços, seguimos de regresso.

VIDEO

TEMPOS

1 ºBRUNO MARTINS - CASA PESSOAL TE- 2:05:46
2º CESAR MACHADO - SOLAR BIKE- 2:05:47
3º EDGAR ANÃO - PAPATRILHOS-VILA VIÇOSA- 2:05:48
optei por nao ter tempo cronometrado