IX "rota do medronho"- 5# Trofeu Maratonas da Beira Interior-Oleiros-1-11-2015

PARTICIPANTES: 141
ZYBERIANOS PRESENTES: 5
METEREOLOGIA: Ceu Nublado, com algumas abertas, 14º temperatura média

Regressamos pelo 2º ano consecutivo a este vila da Beira Inerior, desta feita com um efectivo reforçado, na penultima maratona do Trofeu da Beira Interior que consagrou o Flavio Santos como virtual campeão de Masters 30 e colocou o Pedro Ruivo na luta pelo 1º em Maratonas Master 40.

PARTIDA: Organizada, com controlo zero, a horas, mas extremamente perigoso, inicio a descer, cortadas apertadas e um carro em sentido contrario quase que apanhou o pelotão de frente, a rever.
LOGISTICA: Secretariado, zona de partida, zona de banhos e almoço tudo perto, funcionando muito bem,excelente.
MARCAÇÕES: Razoaveis, necessitava de mais fitas e de cor diferente e algumas placas nas viragens, levantava algumas duvidas em varios locais do percurso.
SITUAÇÕES DE PERIGO/SEGURANÇA: Membros do staff em quase todos os cruzamentos, mas a segurança estava reforçadas nos locais mais perigosos, faltava staff ja dentro de Oleiros nos ultimos km's.
PERCURSO: Espectacular, piso excelente, pouca lama, estradões por entre a Serra, sobe e desce, muitas paredes para escalar, pasagem entre localidades e quase no meio das hortas, passagem junto  e atraves de um ribeiro na parte final e um menu cheio de subidas e descidas para todos os gostos, rolar nao fez parte da emente.
PERCURSO 33 KM
(clique aqui)
DISTÂNCIA/ALTIMETRIA REAL: 32,8 km-972 D+, 65km - 2100D+

Partida as 6:50 de Abrantes paragem para café no Sardoal, e la fomos calmamente com uns pequenos "enganos" chegamoas tranquilamente a Oleiros cerca das 8:15, espaço amplo para estacionamento, secretariad rapido e afável, e aquecimento que o tempo prometia chuva e frio, a bela serra em redor de nos prometia dificuldades.

Arranque a hora marcada, a descer..ritmo louco muitos nervos, e logo na primeira curva uma chiadeira nso travoes do pelotão e algumas quedas, sem necessidade..digo eu, continuva se a descer a cortada a esquerda apertada entrada na localidade e ui ui ui, carrro de frente paradao pela carrinha da organização, mais uma chiadeira e cada qual passou onde pode, quase por milagre não houve acidentes, mais uns metros e nova cortada apertada a esquerda e mais uma chiadeira, uns guiadores a raparem uns nos outros, mas não houve quedas, e começava a corrida a sério, com umas subidas em alcatrão para despois se entrar no piso de terra num falso plano, que antecedia uma subida inicial com grau dificuldade a ultrapassar pendente dos 10% até chegarmos aos primeiros 10km onde havia a primeira picagem.

Seguia-se uma descida  bastante rápida com pequenos sobe e desces, mas com boas inclinações, o piso era excelente, nem sinal de lama, o céu carregado tambem ja tinha aberto e o sol espreitava, a serra compunha este bonito cenario para BTT.
Passagem perto de horas entravamos e saimos de localidades, ora subiamos umas paredes, ora desciamos a grande velocidade e la se rolava um pouco.
 Renato Valério

Flávio Santos

Pedro Ruivo

Anacleto António ( a direita)

João Serras

Os 2 zyberianos Flavio Santos e Pedro Ruivo, seguiram juntos até ao final ds 33km, onde os participantes da Maratona tambem passavam e seguiam para mais 32km num percurso diferente.

Mais algumas descidas de cortar a respiração, as pastilhas tiveram muito uso desta feita, umas boas paredes, algumas perto dos 20% de pendente, seguiam-se belas paisagens, com atravessamento de um ribeiro e seguiamos junto ao mesmo, até entrarmos em Oleiros, onde se desciam umas escadas (desnecessarias) e se voltava a subir e bem até a zona da meta, pouco staff no final e poucas indicações provocaram alguns enganos durante o percurso, com duvidas nas viragens e confirmação do percurso.
 Zona de chegada, junto das piscinas municipais de Oleiros afastada do centro, sem publico algum.

Uma das passagens em alctrão.
 As famosas e indesejadas escadas.
como dizi o Diacono Rémedios" não havia necessidade.."

Staff sempre simpatico e atencioso

A poucos metros da chegada.

Quantos a prestação zyberiana na Maratona o Pedro Ruivo "pagou" um pouco a fatura de competição nos ultimos meses, mesmo assim atingiu os objetivos, com 4ç a geral e 1º Masters 40, na distância mais curta, o Flavio Santos vence em Masters 30 e faz 2º a geral, o Anacleto ficou a segundos do 2º e 3º do seu escalão acabando em 16º geral e 4º MAsters 40, o Renato mais atras fez 17º em Masters 30 e 30º geral e o João Serras 20º Masters 30 e 39º na geral.

Os balnearios tinham excelentes condições e o almoço era razoavel, faltou sobremesa e um cafezinho, o preço assim o justificava.

VIDEO RESUMO BTT FAMILIA

3º Carlos Louro- BTT Gardunha- 1:41:32
4º ANACLETO ANTÓNIO-  A.C. BTT FÔJO- 1:41:41
24º------------------------------------------------------------3:48:00

Neste momento e com 5 provas decorridas, faltando a maratona da Guarda, são estas as classificaçoes com o Flávio Santos já virtualmente campeão regional Meia maratona Masters 30, o outro nosso atleta a participar neste trofeu na vertente maratonas, é o Pedro Ruivo faltando a uma destas provas, mas ainda na luta pelo 1º lugar em masters 40

CLASSIFICAÇÃO GERAL TROFEU BEIRA INTERIOR MARATONAS
Já disputadas 5 das 6 do trofeu.

MARATONA

1º FLÁVIO SANTOS- A.C. BTT FÔJO- 1500 PTS
2º Nuno Vicente- Centro Vicentino Serra Portalegre- 950 pts
3º Ricardo Franco- Terras do Coa/Sabugal- 860 pts
25ºRENATO VALÉRIO- A.C. BTT FÔJO- 120 PTS (so 2 provas disputadas)
43º JOÃO SERRAS-A.C. BTT FÔJO- 55 PTS (so 1 prova disputadas)
98º------------------------------------------------------------ 5 pts

a ULTIMA prova deste trofeu disputa-se na Guarda na Tradicional Maratona do Invernal no dia 29 de Novembro.