ROTA DOS 4 CASTELOS -PORTALEGRE- 20-03-2016

LOCAL:Portalegre
ORGANIZAÇÃO: Agitar Portalegre
DISTÂNCIA ANUNCIADA:84 km-2550 D+
PARTICIPANTES:  Cerca de uma centena e meia
ZYBERIANOS PRESENTES: 5
METEREOLOGIA: Ceu Nublado, com chuva forte e granizo, e um pouco de sol,a tempertura rondou entre os 6º e os 13º .

Prontos para mais uma aventura na sempre bela e dura serra de S.Mamede, saímos de Abrantes um grupo de 11 elementos em 3 veículos, saída ja com algum atraso em relação ao previsto, o que nos fez chegar ao estacionamento dos Bombeiros de Portalegre a quem agradecemos a disponibilidade e simpatia para com os participantes, já tarde.
Partida ja depois das 8h30, e nas calmas la seguimos até ao ponto de partida onde ainda bebemos um cafe em frente a GNR de Portalegre para irmos bem quentinhos ehehe, estava prevista chuva para o inicio e final do dia, mas por enquanto o dia estava otimo, seguiamos agora num grupo de 8 para completarmos o percurso junto apesar dos diferentes andamentos.
La começamos ja passava das 9h éramos provavelmente o ultimo grupo a iniciar a aventura, depois da primeira subida a saida de Portalegre que muitos se recordam ja que era a inicial da Maratona de Portalegre e servia para "partir" os extensos pelotões, ainda não tinhamos saído do alcatrão para os trilhos e ja a bike do Pedro Pires tinha um rasgo no pneu, primeira paragem; que foi resolvido com um taco e la seguimos viagem, os trilhos inciais eram da famosa maratona de Portalegre, singles bem bonitos e belas paisagens, com algumas pequenas albufeiras.

Uma passagem por uma pequena zona de regadio, convinha passar a mão neste local ja tinha havido um segundo furo resolvido rapido
O Pratas fazia contas ao tamanho do furo.
 A Jorbi do João Quintela descansava no pinheiro enquanto se resolvia o furo.
O Carlos Fernandes e o Pedro Pires estavam com cara de WTF ,..tantos furos

E com 15km percorridos de belos trilhos, e um 3º furo agora na JORBI do João Quintela, o tempo começava a escassear e faltava muito para o fim, até aqui era uns sobe e desces nada comlplicado belos trilhos, antes de se alcançar o Castelode Alegrete começava o lamaçal.
O belo Castelo de Alegrete, com vinte e pouco km's percorridos, o tempo passava a correr e o S.Pedro por enquanto ajudava, aqui um grupo de 3 elementos com o M.Maia o Renao Valerio e o Pedro Pires seguimos sozinhos para a frente pedindo desculpa ao restante grupo, para tentarmos concluirmos a rota já que era bastante tarde, seguia-se a longa e algo durinha subida para o topo da Serra de S.Mamede que nos punha dos 400mts aos 1050mts de altitude, a vista deslumbrava os trilhos tambem e as recordações da antiga maratona de Portalegre tambem.

Belissima vista do topo da Serra de S.Mamede
 Manuel Maia a prepara-se para a foto
R.Valerio, P.Pires e M.Maia.

A partir daqui seguia-se uma descida alucinante e durinha devido ao piso rochoso, depois de concluida e entre muros quando seguiamos em belos trilhos, mais um problema desta feita com a bike do Manuel Maia, com novo furo...e começou a chover a potes incluindo granizo, la pusemos camara de ar e pedalavamos agora todos encharcados e cheios de frio a temperatura desceu para os 6º,o Renato estava literalmente a "bater o dente" sempre ja com muita lama nos trilhos e chuva forte chegamos a Portagem antes da subida para Marvão, paramos comer umas bifanas e tentar secar alguma roupa ja passava das 15h decidimos voltar para Portalegre por estrada ja que eram 17km e nao estavamos em condicoes para percorres os restantes 34km, ja que o tempo escasseava, foi pena, estavamos a adorar.

PERCURSO PORTALEGRE-PORTAGEM
48,2KM
1462 D+

Imagens do Castelo de Marvão de outros amigos do pedal

45 minutos até Portalegre nos 17km que faltava, onde ai o sol chegou, e la lavamos as bikes e la tomamos um deucha quentinho que tanto suspiramos, ficou ja prometido que iriamos completar esta edição e estarmos presentes na proxima.
Evento gratuiro , onde era voluntario um donativo para os Bombeiros de Portalegre para ajudar nos Banhos, (gás e agua).

LAVAGEM DAS BIKES no quartel dos Bombeiros de Portalegre

No final acabamos por percorrer
68km
1836D+

VIDEO PAULO MONTEIRO

Obrigado pelos belos trilhos e empeno até uma proxima