FINDBIKE INTERNACIONAL ALQUEVA 2019-05-05


EVENTO: Maratona BTT- Trofeu Alqueva Internacional
LOCAL: Olivenza (Espanha)
ORGANIZAÇÃO: Os Pelinhas
PARTICIPANTES: 230
ZYBERIANOS PRSENTES: 2
METEREOLOGIA: Sol, ceu limpo, 21º média
PERCURSO: Maratona-61km-880D+




Já ha alguns anos que estavamos para marcar presença numa maratona btt em Espanha, fizemo-lo com 2 elementos o Pedro Pires e o Renato Valério no passado Domingo a convite de Os Pelinhas grupo de btt daquela localidade, 160km que fizemos em companhia com os amigos da zona 55, tempo impecável, bem instalados no albergue local, situado a 1km da zona de partida, um bom jantar e um excelente convivio.




O secretariado foi bastante rápido, o pessoal aquecia com calma, havendo 2 boxes distintas, uma pra os 80km e quem cumpria o trofeu, outra para a maratona dos 60km e a curta de 40km, controlo zero e zona bem delimitada, informações ao micro como manda a "regra", partida as 10h locais.



Primeiros 500mts em alcatrão, tinha combinado de vespera com o Pedro, fazermos o percurso juntos já que o ritmo é quase idêntico, no arranque salta-me a corrente do pedaleiro, parei, mas a entrada dos trilhos era já a 100mts e em alta velocidade 2 faixas de bttistas ocupavam os trilhos era dificil as ultrapassagens, após 2 ou 3km la avistava o Pedro que ia um pouco "afogado", o grupo dos 3 amigos da zona 55 seguiam em ritmo mais suave um pouco atrás.

O percurso bastante rolante em zona de pastoreio, com as vacas e touros a passear a vontade no seu habitat, e onde elementos da organização, estavam prontos para fechar os portões aquando da passagem do ultimo.

As marcações ao invés de cá e como a maior parte dos terrenos são privados, teem escassa fita pendurada, havendo placas no chão e algum pó de pedra o que na zona de tanta erva mal se via.

Encontramos um ritmo certinho e a rolar bem rapidamente chegamos aos 18km e primeiro abastecimento onde estava o Jorge Rabaça que nos tirou umas "chapas".



Cerca dos 24km entramos em zona junto a uma albufeira com uns singles fantásticos cerca de 5km sendo cerca de 500mts bastante tecnicos, pena não haver fotografos nessa zona, seguimos a fundo e com alguem receio de se perdermos, mas la íamos vendo uma fita de vez em quando e placas sempre que havia mudança de direção, até aos 35km zona bastante rapida em estradão.

 RENATO VALÉRIO


PEDRO PIRES

Seguiamos agora com forte resistência do vento e ligeiramente a subir em zona de terreno mais "ervado", mais um topo valente, descida rápida, entravamos numa zona do percuso onde tinhamos passado ao inicio onde estava situado um abastecimento aproveitamos para encher os cantis, staff muito simpático, ja avistamos a dura subida de 3km da serra do Alor, e que dureza, o calor notava-se e os trilhos com muita pedra davam cabo do "costado", depois seguia-se uns singles bem tecnicos e curtidos muitos a subir, até iniciarmos a descida em singles fantasticos, e uma descida alucinante no meio do olival, os ultimos 3 a 4km eram bastante rapidos, e sem dificuldade e com punho "enrolado" chegamos bastante satisfeitos com o percurso, parabens aos Pelinhas pelo excelente percurso .



Com direito a bifana, aguardamos pela vez para massagem de recuperação enquanto não chegavamos os amigos da zona 55.

Regressamos ao albergue para os banhos e foi no hotel a saida da vila onde se servia o almoço.


Obrigado pelo convite dos Pelinhas e sempre bem tratados, parabens pelo excelente evento, almoço excelente e um brinde a amizade e ao bom btt.

VIDEO ZONA 55



CLASSIFICAÇÃO GERAL 
MARATONA 61KM
1º Abel Borrego- P-dal Zafra- 2:51:55
2º Jesus Benitez- Recambios Antolin- 2:53:01
3º Hugo Cebrino- Quima Prongo Team- 2:54:14
17º RENATO VALÉRIO- A.C. BTT FÔJO- 3:17:48
18º RENATO VALÉRIO- A.C. BTT FÔJO-3:17:50
101º---------------------------------------5:11:42


Texto: R.Valério
Fotos: J.Rabaça/zona 55 bike team

Sem comentários: