I MARATONA DE SINTRA --BELA E PERIGOSA 01-04-2012


Esta era uma maratona que eu esperava ha muito, pela beleza da serra de Sintra e por um desafio pessoal, nunca tinha feito maratonas com mais de 65km e que tivesse ultrapassado os 1500mts de altimetria, esta tinha 75km e 2100mts acumulado.
Saida de Abrantes no sabado a tarde na companhia do mano Valério da zona 55 onde pernoitamos nos arredores de Lisboa, alvorada no domingo as 6h15, o dia amanhecia com ceu nublado e uma temperatura algo baixa, depois da sandes de atum para aconchegar o estomago rumamos ao encontro dos outros 2 companheiros de maratona e destas lides o J.Guerra e D.Lebre (Zona 55 bike team). chegados a Sintra o parque de estacionamento era amplo e com bons acessos as 7:45 coemçamos a prepara-se para esta grande aventura.
(J.Guerra, R.Valerio, D.Lebre, J.Valerio)

zyberiano presente R.Valerio

Estreava os travoes de disco e deixava para tras os v-brakes que tirava peso mas falhava nas partes tecnicas rapidas, estreava ainda umas rodas a subsituir as anteriores Mavic.

A partida dividia-se por 4 boxces de 250 atletas cada, nos os 4 partiamos da 1ª (era organizado por ordem de pagamento ). Partida as 8h 30 onde um speaker animava as hostes e a chuva ameaçava.
E la partiamos nos, ia com nervoso miudinho ja me tinham alertado que a serra de Sintra tinha tanto de belo como de perigoso, e quando comecei a sentir a chuva nas calçadas das ruas de Sintra, pus as cautelas no maximo começavamos a subir e depois uma pequena descida ja com os primeiros pingos, subiamos novamente 3 ou 4 km e ja começava a assitir às primeiras quedas e feias....e entretantos os 3 zonas 55 ja os tinha perdido de vista , a subir e no arranque para mim é sinonimo de sofrimento e demora no aquecimento do motor..

 Passagem na meta para descer uns pequenos lances de escadas so para a foto
E la voltavamos a subir mais 4 longos quilometros com a part final numa parede durissima em calçada com falta de tracção as quedas sucediam-se, e os sentidos continuavam em alerta maximo assim como os batimentos cardiacos.
E finalmente entravamos em terra com um sobe e desce constante, e começamos na parte mais espectacular da prova para mim uma parte mais rapida com um lindo bosque e uma parte tecnica, e iamos voltar a subir cerca dos 20km ate aos 26km sensivelmente  aos 24,5km situava-se o premio de montanha oferecido pela organização aqui ia a sentir-me bem tinha recuperado bem da parte inicial muito dificil para mim, ja tinha passado o meu mano logo no cimo da ultima subida aos 8km, e no topo do premio de montanha ia a 100 mts do Guerra ja o ia a avistar a cerca de 5km, dores de costas perseguiam-me desde o inicio.
 Paragem no abastecimento 3 garrafas de agua 2 para a biek para tirar as areias e uma para mim.
Sabia que me tinha que poupar a serra é linda,  bosques fantasticos e sobe e desce costante estava a adorar ate aos 40km a partir dos 40km e qualquer coisa começamos a enrolar percurso, passando pelos mesmos sitios.
Aos 48 km sensivelmente numa parede ainda mais ingreme e muito rasgada  na vertical, senti que parti o motor.. as pernas estavam a quebrar.
Logo na descida seguinte parei no abastecimento para retemerar forças, no bolso ainda tinha um gel e um cubo de marmelada, era necessario gerir o esforço ate final .
A partir dos 55km o percurso andava completamente as voltas metia alactrao mais que o desejavel e  as subidas sucediam-se , o constante tocar das sirenes das ambulancias ,na serra impunha concentracao maxima, sabia que ja eram muitos os acidentados.
A unica coisa que tina decorado era que aos sessenta e muitos km's vinha uma longa parede, e antes de a apanhar, tomava o ultimo cubo de marmelada parava no ultimo abastecimento e contava os quilometros ate final.
Seguia-se  a ultima e  longa parede, guardava as ultimas forças e voltava ao alcatrao e a descer com chuva miudinha ate a meta, chegava ao fim esta longa maratona 5h10m depois,.


 recebiamos uma medalha que era uma compensação por este enorme esforço fisico

 cortavam o chip que vinha nos tenis



 a minha medalha é mais bonita...eh eh
 as imagens valem mais que mil palavavras
foto para a prosperiedade separados por 22 min estes 3 aventureiros

Seguiamos entao para a lavagem de bikes e para os bem merecidos banhos
A organização esteve exemplar .


 muitas mangueiras e com alguma pressao os banhos estavam num local optimo e com agua quente


Seguiu-se o almoço num belo restaurante no centro historico de Sintra terminando assim em beleza esta bela aventura e este desafio durissimo

Numeros finais: 2200mts acumulado em 77km

ALTIMETRIA


CLASSIFICAÇÕES
MARATONA 75KM
1º TIAGO SILVA- 3:32.11
85º RENATO VALERIO- FÔJO-ZYBEX BTT TEAM - 5:10:39
248º - 8:23:04

fotos: zona 55, sport shooters
texto: R.Valerio

Sem comentários: