TRILHOS DA AÇAFA -V.VELHA RODÃO - 08-03-2015


EVENTO: Passeio/COMPETITIVO
ORGANIZAÇÃO: AssociaçãoAmigos dos Bombeiros de V.V. Rodao
LOCAL: Vila velha de Ródão
DISTÂNCIAS ANUNCIADAS/ALTIMETRIA: 50KM/800D+  e 60KM/1200D+
PERCURSO
PARTICIPANTES:  Cerca de 300
ZYBERIANOS PRESENTES: 12





 PARTIDA: Organizada e com espaço, e a horas, com speaker e um excelente briefing, faltou o controlo zero.
LOGISTICA: Excelente, estacionamento amplo, local de banhos, partida e almoço tudo num raio de 100mts.Sempre com muita simpatia de toda a gente do staff.
PERCURSO: Piso rijo, com alguns pequenos cursos de agua no inicio, alguns rasgos, mas excelentes para pedalar.
MARCAÇÕES: Excelentes até ao km 35 sensivelmente, onde até final faltavam algumas fitas, placas e reforço de cal, mas com atenção não havia enganos, a cor das fitas amarela, por vezes não ajudava nada.
SEGURANÇA: Sempre staff nos cruzamentos, e locais de perigo devidamente assinalados.
DISTÂNCIA REAL/ALTIMETRIA: 49,4 /844 D+ ---62,8km/ 1209D+



Bancas com produtos tradicionais



Mais um dia de BTT num evento em que nos estreavamos, levantamo-nos cedo, ponto de encontro as 6:50 junto as bombas de combustivel de Alvega, optamos por ir pela estrada nacional, nas calmas onde paramos em Nisa para um cafezinho, chegando por volta das 8.00 a Vila Velha Rodão onde a passagem pelas portas de Rodão é um excelente cartão de visita

PORTAS DE RODÃO ao fundo

Levantamento dos dorsais muito rapido  e recebidos com muita simpatia  e um farto pequeno almoço que alguns de nos aproveitaram para comer algo pois a ultima refeição ja tinah sido ha 2 horas.



Depois do briefieng com toda a informação possível foi dada a partida, ao contrário do habitual não havia "pit car" a frente do pelotão e os primeiros quilómetros por dentro da vila fizeram-se já em andamento livre e com o tráfego controlado pelas autoridades, o andamento la na frente era acima dos 40km/h, o ambiente dentro do pelotão era sereno e desportivo, na entrada em terra num gancho, os atletas foram-se avisando da entrada algo perigoso e tudo passou sem problemas.










(amena cavaqueira para descontrair antes da partida)


Primeiros quilómetros em terra com sobe e desce, algumas grandes poças de agua, e bem fria e que surpreenderam devido ao facto de não chover ha algum tempo, o percurso era rápido e as subidas não faziam mossa, rapidamente se chegava ao primeiros abastecimento sensivelmente aos 20km.

 Anacleto


 JP
 RENATO
 CARPINTEIRO
 FLAVIO SANTOS

BIFA (ja depois de uma câmara de ar nova colocada)

Esta dupla não fazia 50km, há mais de 2 anos, aproveitaram o 1º abastecimento para repor energia, fizeram eles bem (P.Loureiro e Nuno Ribeiro) ai a dieta eh eh.

Seguia-se uma descida e um singletrack bem giro, onde depois se rolava novamente a grande velocidade onde fomos até ao rio que separa Portugal de Espanha,onde em sobe e desce se avistava tamanha beleza.
 FLÁVIO SANTOS (na altura ainda seguia em 2º da meia maratona)

 JP (regresso em grande em 2015)

 Renato e Bifa

 Carpinteiro vinha perto

 o Bruno (em baixo) moderava o ritmo era o único que seguia para a maratona.


Até ao 2º abastecimento aos 35km, um sobe e desce, que se fazia sempre a fundo,e alguns singletracks  com grande beleza e sem ser necessário grande destreza técnica, aos 35km havia a separaçao dos percursos, depois daqui na meia maratona só uma pequena subida, e a partir dos 43km sensivelmente rolava-se a fundo sempre acima dos 30km/h .











 Ultimo rectão antes da entrada em Vila Velha de Rodão onde se fazia o ultimo km.



Quanto a prestação zyberiana, muitos furos tivemos, o Flávio Santos seguia em 2º ao km 25 quando furou, quedando-se pelo 22º final, o Anacleto, está em grande forma quedando-se por um 11º geral, seguindo-se o JP, grande regresso com um 15º e talvez o 1º em roda 26", o Renato fez 34º,o Carpinteiro com um furo aos 34 km quando seguia com o Renato fez 44º o Bifa acabou por desistir por não conseguir resolver o furo, destaque para a dupla N.Ribeiro/ P:Loureiro que chegaram ao fim dos 50km o que nã acontecia ha muito, na Maratona o Bruno a conseguir um honroso 35º na primeira participação do ano.


Depois de chegar todos os zyberianos, seguia-se lavagem das bikes junto a meta, e os banhos a 100 mts da partida, seguiu-se o são convívio com os amigos da "grelha" que nos deram de provar alguns enchidos, muita simpatia a eboa disposição,, conversa com o speaker que tinha pilhas duracell, e fila para o almoço, nada que não se aguentasse, Bom almoço desimpedimos com vontade de regressar para o ano, parabéns gentes de Vila Velha Ródão por este excelente dia,



ATÉ PARA O ANO!!

CLASSIFCAÇÃO GERAL
50 KM
1º Diogo Vieira- BTTAssumar Muachos- 1:55:44
2º Cesar Estrela- BTTAssumar Muachos- 1:59:50
3º Tiago Martins Centro Vicentino a Serra Btteam -2:03:59
11º ANACLETO ANTÓNIO- ASSOC. CICLOT. BTT FÔJO- 2:07:14
15º JOÃO RODRIGUES-  ASSOC. CICLOT. BTT FÔJO-2:12:37
23º FLÁVIO SANTOS-  ASSOC. CICLOT. BTT FÔJO-2:16:39
34º RENATO VALÉRIO-  ASSOC. CICLOT. BTT FÔJO-2:20:36
47º NUNO CARPINTEIRO-  ASSOC. CICLOT. BTT FÔJO- 2:33:27
141º NUNO RIBEIRO-  ASSOC. CICLOT. BTT FÔJO-3:42:04
142º PEDRO LOUREIRO - ASSOC. CICLOT. BTT FÔJO-3:42:04
182º------------------------------------------------------------------5:26:00

CLASSIFICAÇÃO GERAL
MARATONA
60KM

1º Marco Mestre- Penhas Btteam.com- 2:33:03
2º Antonio Ferreira- BTT Gardunha- 2:33:09
3º Tiago Lavadelas- BTT Assumar Muachos- 2:34:47
39º BRUNO CARMO-  ASSOC. CICLOT. BTT FÔJO- 3:31:20
74º-------------------------------------------------------------5:02:00


fotos: H.Lopes. Organização









Sem comentários: