CAMPEONATO NACIONAL XCM- REGUENGOS DE MONSARAZ- 05-07-2015



EVENTO: CAMPEONATO NACIONAL XCM
ORGANIZAÇÃO: Piranhas do Alqueva
LOCAL: REGUENGOS DE MONSARAZ
DISTÂNCIAS ANUNCIADAS: 50KM, 80KM, 114KM
PARTICIPANTES: 278 FEDERADOS, Cerca de 1000 no total.
ZYBERIANOS PRESENTES: 3
METEREOLOGIA: SOL, muito calor, 38º temperatura média

 As ruas da bela Vila de reguengos cheias de bttistas e seus familiares

 REGUENGOS 

CARLOS ANDRÉ, BOX ELITES FEDERADOS
As autarquias começam a olhar para os eventos de BTT, como grande chamariz turistico, sendo o turismo desportivo um dos que tem aumentado as receitas do nosso turismo, e este foi o caso, quase 300 atletas federados a discutir o titulo de campeão nacional nos varios escalões, mais 700 na promoção, encheram por completo a Hotelaria e restauração na zona, onde muitos tiveram de pernoitar em Evora a cerca de 40km de distância.

Num sinal de humildade e respeito pelos atletas a Federação Portuguesa de Ciclismo alterou a hora de partida das 9:30 para as 8:30 devido a previsão das altas temperaturas (perto dos 40º).

Tudo a postos, nervosismo era mais que muito, sendo os primeiros quilometros (50km)  muito rolantes e com muito pó podia provocar quedas, uma delas envolveu o nosso atleta Carlos André logo ao km 11, danificado o "cromado" e partindo a grade do bidon e provocando um furo.
 PEDRO RUIVO, no meio do pelotão em Masters 40 tinha pretensões de fazer "uma gracinha" dando boas indicações nas anteriores provas da Taça.

FLÁVIO SANTOS, era um dos candidatos a vitoria nos 50km na Promoção, e lutou para isso até dois furos depois dos 30km, o tirarem da corrida.

Vamos por partes, na Promoção 50km, depois de muitos quilómetros a rolar, a diferença (700 D+) ia se fazer na subida ao castelo de Monsaraz onde as dificuldades iam ditar os vencedores, o Flávio Santos seguia nos 5 primeiros, a sua corrida terminaria pouco depois do castelo e já na vinda a menos de 20km do fim.


Flávio Santos na roda do Carlos Merino (Sobe e Desce Team) 2º Masters 30.



Na maratona rainha dos 114 km onde se decidia os novos campeões nacionais de 2015 masculinos, em elites Tiago ferreira era seguido de muito perto pelo David Vaz, o nosso elite em prova Carlos André, vinha sofrendo dos azares logo ao km 11, e lutava para terminar, sendo o percurso enganador com muitas paredes que faziam mossa assim como o muito calor, Ao km 100 na ultima zona de abastecimento um comissario mandou-o encostar devido a trazer 1h40 de atraso do primeiro do seu escalão, não sei se é uma medida legal, já que algo podia acontecer ao homem da frente e assim terminar dentro do tempo limite (1h30) para obter classificação, dia inglorio para o Carlos André, após tanto esforço.


Nos Masters 40 o Pedro Ruivo lutou até podes por um lugar no podium o que seria memoravel para ele e para a nossa equipa.

"Encarei esta corrida confiante na minha preparação. Mas fui surpreendido com o acumulado anunciado 1900 e o real 2400, optei por perder o mínimo tempo possível na primeira parte cerca de 60kms onde rolei com medias acima de 27km/h e seguia no top 5-6, mas como rolar não é o meu forte tive um grande desgaste. Na segunda parte da corrida onde deveria fazer a diferença pensando eu que o acumulado seria o anunciado, as paredes curtas e duras apareceram e foi onde morri e ressuscitei várias vezes. Optei por fazer reset e continuar até ao fim com as forças que tinha. Quanto há corrida é inadmissível num campeonato o circuito cruzar varias vezes com as distancias mais curtas, sei que ao fim de 40km ja apanhava pessoal de outras distancias e era pessoal de andamento lazer o qual me prejudicou bastante e ajudou a desligar o chip."


Pedro Ruivo, atingindo num final um fantastico 9º em Masters 40.

A organização esteve bem, embora aguns pontos a rever como o constante cruzar de percursos, e algumas lacunas nas marcações, não sendo nada de grave.

No final, a maior parte os atletas aproveitou este lago com repuxes para se refrescar do muito calor que se fez sentir.



FLÁVIO SANTOS- DST

CAMPEONATO NACIONAL
FEDERADOS


CARLOS ANDRÉ- excedeu tempo imite de 1h30 aos 100km na ZA 6 sendo desqualificado pelo comissario da FPC
.
1º Francisco Anjos- Saertex Portugal/Edaetech- 4:34:02
2º João Teixeira- Saertex Portugal/Edaetech- 4:47:40
3º Jacinto Neves- Extreme Sul /CA Messines / Hotel Alissios- 4:48:22
9º PEDRO RUIVO- ASSOC.CICLOT. BTT FÔJO- 5:11:52
21º DSQ---------------------------------------------------- 6:12:00

Texto: P.Ruivo, AC BTT FÔJO
Fotos: BTT-TV, Raquel Barreto, 4U2D

Sem comentários: