SCOTLAND COAST TO COAST- ETAPA 5

TEMPO MOVIMENTO: 7:55:50
MÉDIA:10,9 KM/H
METEROLOGIA: TEMPO SOL DE MANHA AO FINAL DA TARDE CHUVA, 20º

Uma manha fresquinha para começar a etapa mais dura, alvorada 7H, pequeno almoço, deixavamos os "midgets" para tras, pensavamos nos, saimos junto ao lago que circundava Forth William, seguindo em singletrack até a Vila.

Depois de sairmos do Great Glen Way, dentro da localidade e em direcção ao Ben Nevis, uma subida tremenda em alcatrão com cerca de 1,3 km e 9% pendente médio, o dia estava estupendo para pedalar, iamos alcançando a neblina matinal e em direcção aos trilhos montanha que não demoraram a chegar, ciclaveis e belos.

Com calma e entrando nos trilhos de montanha em subida gradual e acessivel, iamos comtenplando a paisagem.

Entravamos na west Highland Way, começavamos a avistar e a cruzar-nos com muitos caminhantes sendo esta a montanha mais famosa da Escocia.
Iamos progredindo sai dificuldade apreciando os fantasticos trilhos e paisagem divinal, aproveitamos para umaa primeira paragem e comer uma sandes e uma fruta ainda ntes dos 20km

Seguiu-se uma descida bastante tecnica e com bastante pedra, enquanto tive de saltar da bike e outros sustos para todos os colegas, o single era sem duvida espectacular, levava-nos até a vila de Kinlochleven, com cerca de 28km fomos a um supermercado local, comprar mantimentos e agua.

Depois da paragem seguia-se uma subida em trilhos montanha que nos levava desde os 70mts de altitude até aos 540mts, a subida tinha bastante pendente, começando nos 14% e depois suavizando para perto dos 10%, sendo que os ultimos 2km era praticamente impossiveis de pedalar, levando as nossas bikes a mão, e com 38km chegavamos ao topo e esperavamos um pouco pelo Samuel e o João, o primeiro tinha visto a sua Topeak partir, e distribuimos a carga por todos.deixamos a nossa marca, com a bandeira de Portugal.

Ultimos km's da subida

Seguia-se uma descida espectacular, fomos dar a uma estrada de alcatrão e logo seguimos por novo trilho que "pedia" alguma tecnica para o subir, o tempo nesta altura mudava, e sabiamos que a qualquer altura iamos apanhar chuva, vestimos os impermeáveis e preparavamo-nos para os ultimo 30km que foram debaixo de chuva, e que bastou para ficarmos cheios de lama, a temperatura por seu lado pouco se alterava, os trilhos mudaram para estradões de uma especie de brita e mais largos, zonas cada vez menos povoadas e com mais verde.

Depois de bem molhados, mais umas subidas durinhas e de uma parte mais rolante, o dia ja ia longo e no final um autentico "parte pernas" numa ciclovia que circundava a pequena povoação, em singletrack onde era para utilização de bikes e pessoas, era duríssimo, a cabeça so pedia um banho, e finalmente avistávamos a descida final até ao albergue.
 o Albergue  Crianlarich youth hostel

O Vitor primeiro a chegar adiantou serviço, e ja tinha solicitado a chave e o funcionario extremamente simpatico nao nos deixava entrar sem primeiro lavarmo-nos, e la providenciou uma manggueira que utilizamos para nos lavar e as bikes era junto a uma arrecadação bem perto, os "malditos" mosquitos nao nos largavam, que ataque feroz enquanto lavavamos as bikes, pareciam ser milhares, deixamos as "meninas" lavadas e lubrificadas na arrecadação e mais limpos fomos para dentro e tomamos bem merecido duche, as condições era bastante boas, e melhor possuiam redes mosqueteiras.
 Midgets..malditos mosquitos
 Hostel

Hotel onde jantamos
Quarto onde ficamos hospedados.

O leque de congelados oferecidos na cozinha do albergue tirando o Samuel não nos entusiasmou nada, e la fomos ate a um restaurante/hotel proximo (penso que unico tambem) e comemos uma bela pizza e umas beers, bem bom o descanso foi impecável ja que o quarto com 3 beliches era so para nos os 5, tivemos mais a vontade e bem instalados, ate tinha uma sala de secar que aproveitamos para tentar que os nossos sapatos estivessem minimamente secos para o dia seguinte.