10ª Maratona BTT "rota da cereja"- Fundão- 18-06-2017


10ª Maratona Cidade do Fundão - Rota da Cereja, evento a contar para o Troféu de Maratonas da Beira Interior nas vertentes Endurance e Race.
Na semana que antecedeu a prova registaram-se temperaturas elevadas ,desta forma, à partida contava-se com uma manhã quente que a juntar à dureza da Serra da Gardunha iria proporcionar aos participantes uma prova bastante dura.
No passado dia 18 de Junho o José Lavrador, Luis Marques (Bifa) e o Hugo Lopes, foram até ao fundão para cumprir este evento. Estando quer o Bifa quer o José Lavrador em 2º lugar nos escalão Masters 50 e Masters 45 respetivamente no Troféu era uma prova com expectativas elevadas.

Os 3 participantes zyberianos:
 J.Lavrador, Luis Marques e Hugo Lopes

Saímos cedo, e como habitual parámos na estação de serviço de Castelo Branco para café. Chegamos ao Fundão pouco depois das 8h onde estacioanamos e levantamos o dorsal calmamente.
Montadas as bicicletas fizemos um bom aquecimento, tirámos a foto da praxe e hidratámos bem dado o que calor que se fazia sentir e entramos para as boxes. 
Como habitual as partidas entre a Maratona e Meia-Maratona foram desfasadas de 5 minutos. O arranque em alcatrão dentro da localidade foi feito a um muito ritmo elevado. Dado o perfil dos KM iniciais, o andamento permaneceu alto mesmo já na terra. 
Na fase inicial da corrida seguimos sempre com a frente da corrida em linha de vista, o José Lavrador deste cedo encostou mais à frente da corrida. 
Numa manhã de muito calor rapidamente entramos na Serra da Gardunha e aí as dificuldades começaram, o Hugo Lopes seguia junto com o Bifa que ia com alguma dificuldade em meter o andamento a que nos tem habituado. 
A juntar às dificuldades fisicas juntou-se um problema mecanico com o selim da bicicleta a desapertar que nos fez parar por três vezes até ficar estável. 

Com todos os contratempos conseguimos seguir sempre com o 2º classificado de Masters 50 em linha de vista mas sem capacidade para o alcançar. O Bifa concluiu assim num excelente 3º lugar ao escalão e por sinal bem sofrido!
Já o José Lavrador concluiu mais uma prova em 15º à geral e 1º lugar no escalão Masters 45. 
A serra nesta zona tem subidas bastante inclinadas e longas mas também é de uma  beleza enorme natural magnifica. 
Mais uma vez tivemos a oportunidade de pedalar num percurso bastante duro mas completo, zonas rolantes, subidas longas e duras e ainda excelentes single track. 
Um ponto menos positivo a destacar foi a organização não dar agua em mão aos atletas. Na zona de junção dos percursos, uma subida de calçada romana, foi-nos negada agua por 2 elementos do staff, tendo nós de parar e apanhar as garafas de agua se assim nos quiséssemos refrescar.

Dada a distância e os nossos atletas no pódio, ficámos para almoçar, o qual foi servido rápido e estava excelente. 
A parte mais chata foi termos de aguardar até às 15h30 até que a entidade politica que procedeu à entrega dos prémios chegasse. É sem dúvida um ponto a rever pois é algo que para quem é de longe é bastante desagradável, fica como sugestão a entrega dos prémios assim que os atletas que completam um escalão cortam a meta. 

No geral um bom evento com qualidade já conhecida que certamente marcaremos presença em edições futuras. 
Faltou fotógrafos para registar o momento para a posteriedade.

1º João Mariano- BTT Gardunha- 1:42:45
2º Edgar Cordeiro-BTT Assumar Muachos- 1:43:14
3º Pedro Lacão DAP Portalegre- 1:44:20
15º JOSÉ LAVRADOR-A.C. BTT FÔJO/CONSTRUÇÕES JORGE RIBEIRO- 1:54:06
43º HUGO LOPES- A.C. BTT FÔJO/CONSTRUÇÕES JORGE RIBEIRO- 2:13:13
44º LUIS MARQUES- A.C. BTT FÔJO/CONSTRUÇÕES JORGE RIBEIRO- 2:13:17
75º--------------------------------------------------------4:27:00

1º Nuno Santos -BTT Trancoso- 1:52:45
2º Tiago Martins- DAP Portalegre- 1:53:55
3º Daniel Craveiro-AB Cansado- 1:54:03
11º HUGO LOPES- A.C. BTT FÔJO/CONSTRUÇÕES JORGE RIBEIRO- 2:13:13


1º JOSÉ LAVRADOR-A.C. BTT FÔJO/CONSTRUÇÕES JORGE RIBEIRO- 1:54:06
2º Agnelo Quelhas- BTT Gardunha-1:58:09
3º Rui Tapadas- ACIN /Interfer- 2:02:09
8ª-----------------------------4:27:00


1º António Catarino- Bicicletas Santiago- 1:49:34
2º Luis Matos- Casa Benfica Castelo Branco-2:11:31
3º LUIS MARQUES- A.C. BTT FÔJO/CONSTRUÇÕES JORGE RIBEIRO- 2:13:17
11º-------------------------------------------2:45:00

Texto: H.Lopes
Fotos: ACBTT FOJO

Sem comentários: