Maratona Golega -02-07-2017


Maratona BTT Golegã, organização a cargo do Clube Desportivo em Movimento. Prova a contar para o campeonato de Maratona da Associação de Ciclismo de Santarém.
Presentes estiveram a Sara Lopes e Hugo Lopes, ambos a competir como federados na distância de Maratona.

Os 2 zyberianos presentes, Hugo Lopes e Sara Lopes

Ao que a escassa informação disponibilizada para organização continha, sabíamos que a Maratona ia ter sensivelmente 75km com 1234m de D+.
Contando que o arranque seria às 9h como estava na informação disponibilizada pela organização, saímos por volta das 7h20 para chegarmos à Golegã às 8h e termos tempo de montar as bicicletas e aquecer calmente.
A logistica do evento estava montada junto às Piscinas da Golegã, O Secretariado criava alguma fila embora não houvessem muitos atletas a participar nesta prova, dado que no ano anterior já tinham acontecido algumas situações anomalas.
Todos os atletas alinharam para a partida às 9h mas foram surpreendidos pelo juíz da federação de ciclismo de Santarém que indicou que a partida só seria feita às 9h30 e antes haveria uma chamada por atleta para boxes separadas entre Maratona e Meia Maratona.

Os atletas mostraram o seu descontentamento, tentaram falar com alguns dos responsáveis da organização mas foram informados que os mesmos andavam a colocar fitas no percurso...
Depois de mais uns minutos de aquecimento, alinhámos de novo para arranque às 9h30, o inicio da prova muito rolante pelos campos desta zona.

As dificuldades começaram quando entrámos nos trilhos da prova do Xterra Golegã, como é sabido uma prova do circuito mundial de triatlo por terra e de elevada dificuldade fisica e tecnica.
Se para a meia maratona era uma passagem nestes trilhos de elevada dificuldade tecnica, para a maratona seriam duas passagens numa autentica pista de XCO! Relembro que esta era uma prova inserida no troféu regional de maratonas, XCM...
É preciso dizer que os trilhos do X-Terra na Golegã são extraordinários, duros fisicamente, subidas dificeis com ganchos altamente tecnicos, descidas onde só os melhores tecnicamente descem em cima da bicicleta. Algo que é otimo para a vertente XCO ou um treino de “Kit de Unhas”, para uma maratona na vertente XCM é completamente desadequado.

Dada a dificuldade técnica do terreno e o dia de calor que se fazia sentir a Sara Lopes fez uma volta e decidiu ir para a zona de meta, este tipo de terreno não é a sua praia e decidiu não arriscar.

O Hugo Lopes, depois uma primeira volta com bom ritmo, seguindo a poucos minutos dos mais diretos adversários, entra numa segunda volta onde com o calor começou a passar pior tendo de baixar o andamento.

Com a entrada nas zonas tecnicas as dificuldades aumentaram fisicamente mas nada que não se estivesse já à espera. Quando já seguia junto do nosso amigo Diogo Veigas do Clube BTT Pedais do Arrão começaram ambos a ficar com pouca àgua e a fazer gestão da mesma, com as temperaturas muito elevadas já se deseperava pelo próximo ponto de àgua.

Depois uma subida longa chegamos então ao abastecimento e tal não é nosso espanto quando vemos que não está lá ninguém. Estamos no meio do percurso, sem àgua e sem saber onde vamos encontrar o próximo elemento da organização.
Durante a subida nº7, isto porque as subidas estavam numeradas e se não me falha a memória eram 11, o Diogo sentiu-se mal e quando chegou ao cimo da mesma encostou a bicicleta e estava deitado no meio da estrada.
Como o Hugo também já não ia bem e acima de tudo não iria deixar ali uma pessoa naquelas condições decidiu abandonar a prova e chamar a organização.
Após alguns telefonemas e 1 hora depois conseguimos que um membro da organização nos fosse buscar e levasse até á meta.
Para completar todo este cenário e ainda mais surreal, foi o facto de verificarmos que a organização atribuiu uma classificação ao nosso atleta Hugo Lopes quando ele desistiu e não completou a prova.

Esta prova foi uma experiência certamente a não repetir. A organização tem imensos pontos a rever se quiser melhor este evento.

Depois da prova fomos até ao almoço, um pouco distante mas acabou por valer a pena, para quem gostava, pois tinhamos uma feijoada otima à nossa espera.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Texto: H.Lopes
Fotos: U.varela


Sem comentários: